Não há troféu de campeão para Pedro Sousa, mas haverá máximo de carreira esta segunda-feira

Pedro Sousa e Calvin Hemery entraram em campo este domingo para a decisão da 36.ª edição do Challenger de Tampere, na Finlândia, mais tarde do que inicialmente previsto devido à final feminina do ITF local que assumiu contornos épicos — Monika Kilnarova derrotou Marie Benoit, por 7-6(5), 6-7(5) e 6-4, ao cabo de 3h34!

Mas a essência deste artigo é dar conta de mais uma muito boa semana de Pedro Sousa (156.º) no segundo escalão do ténis mundial, que terminou esta tarde com a derrota diante de Calvin Hemery, 213.º da hierarquia, na final do torneio finlandês.

Depois de quatro rondas onde nunca viu o seu favoritismo realmente ameaçado, o lisboeta enfrentou hoje um adversário para o qual tinha alertado, em declarações ao RAQUETC, sobre a pujança do seu ténis e a verdade é que Sousa cedeu num encontro em que teve poucos argumentos para apresentar ao tenista francês.

Hemery, que enfrentou somente um ponto de break ao longo da contenda, colocou a cereja no topo do bolo ao derrotar o número 2 nacional por 6-3 e 6-4, terminando o encontro em 65 minutos e com uma percentagem incrível de pontos ganhos com o primeiro serviço (97%). Este é o primeiro título do francês de 22 anos, ele que não cedeu um único set esta semana.

Apesar do desaire na final da prova em que era o primeiro cabeça de série, Pedro Sousa, que aos 29 anos está a realizar a melhor temporada da carreira, vai registar esta segunda-feira um máximo de carreira no ranking ATP. O português entrará no top 145 mundial, fixando-se no 143.º posto.

Recorde-se que esta foi a terceira final que Pedro Sousa disputou na sua carreira em torneios Challenger, a segunda em 2017 depois do título conquistado em Francavilla. O seu próximo torneio é novamente um Challenger disputado sobre terra batida, agora em Liberec (República Checa).

Artigo atualizado às 15h02.

Total
0
Shares
Total
0
Share