O tão desejado dia chegou. João Sousa campeão em Valência

Chegou o dia. João Sousa é campeão da edição do Valencia Open 2015 e regressa assim às vitórias em finais de torneios do circuito profissional masculino, derrotando o espanhol Roberto Bautista Agut para elevar para dois o número de troféus de campeão conquistados em toda a carreira.

Com o triunfo de Kuala Lumpur em 2013 na memória, o tenista português de vinte e cinco anos entrou para o campo improvisado do Valencia Open (que este ano desceu à categoria de ATP 250 e que não pôde usar a arena L’Agora como seu court principal devido a motivos de agenda) para lutar pelo troféu de campeão e foi depois de muito lutar que conseguiu contrariar o desejo do público e destruir as aspirações de Roberto Bautista Agut, tenista da casa. Os parciais de 3-6 6-3 6-4 permitiram-lhe levantar o tão desejado título.

Apurado para a sua quarta final de torneios ATP na presente temporada, João Sousa queria colocar um ponto final na malapata que o atormentava desde que se estreou a vencer em Kuala Lumpur, há duas épocas, e terminar 2015 em grande ao vencer uma final, mas depois de um bom começo de encontro viu Bautista Agut, #24 mundial e ex-14.º, adiantar-se no marcador ao conseguir uma quebra de serviço que lhe viria a valer o parcial.

Ausente do primeiro jogo do segundo parcial, o número um português não tardou a ver o espanhol fugir com a liderança e preparar a vitória perante o seu público, mas não desistiu do duelo e disse ‘não’ a uma nova derrota. Com a recuperação da concentração voltaram os winners, as deslocações do adversário e o à vontade em campo que, aos poucos, lhe viriam a permitir construir perante a sua família (que se deslocou a Valência de carro para acompanhar a final) e vários adeptos portugueses um dos resultados mais dourados da história do ténis nacional.

Ultrapassada então a difícil barreira, João Sousa pôde deixar-se cair, levar as mãos à cara e gritar de alegria. Não é para menos: com o triunfo, conquista o seu primeiro título da temporada, o segundo da carreira, e garante também a subida ao inédito 33.º posto da hierarquia mundial masculina, ultrapassando o 35.º que havia alcançado em meados de julho de 2014.

Consagrado campeão do Valencia Open 2015, chegou a hora de João Sousa receber das mãos do ex-número um mundial Juan Carlos Ferrero o troféu de vencedor da prova espanhola, que não esconde ser “quase como vencer em casa.” Na cerimónia de entrega dos prémios, o português recebeu um forte aplauso de todos os espanhóis presentes nas bancadas depois de dedicar a parte inicial do seu discurso ao adversário, Roberto Bautista Agut, antes de revelar estar “muito contente por alcançar este título depois de perder as minhas últimas cinco finais e terminar o ano da melhor forma.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share