João Sousa campeão em Kuala Lumpur

Fez-se história em Kuala Lumpur, Malásia: João Sousa, melhor jogador português da actualidade e 77º classificado no ranking mundial masculino, venceu este domingo a grande final de singulares masculinos do torneio malaio e tornou-se no primeiro atleta da história do ténis nacional a vencer um torneio do circuito ATP.
Sem qualquer pressão à entrada para o encontro de hoje, onde defrontava o francês Julien Benneteau (quinto cabeça de série e trigésimo terceiro colocado no ranking ATP), o tenista vimaranense de vinte e quatro anos vinha de triunfos sobre Harrison, Cuevas, Ferrer e Melzer e procurava entrar bem no encontro. No entanto, foi necessário lutar muito e durante duas horas e dezassete minutos de jogo para selar o resultado final de 2-6 7-5 6-4 a seu favor, tornando-se então no primeiro jogador português a celebrar a conquista de um torneio ATP 250.
Estatísticas do encontro:
João Sousa: 4 ases, 1 dupla falta, 58% de primeiros serviços colocados (63% desses pontos ganhos), 68 pontos ganhos com o seu serviço, 27 com a resposta, 2 de 6 break points convertidos, 95 pontos ganhos no total.
[5] Julien Benneteau: 4 ases, 0 duplas faltas, 65% de primeiros serviços colocados (72% desses pontos ganhos), 57 pontos ganhos com o seu serviço, 44 com a resposta, 2 de 8 break points convertidos, 101 pontos ganhos no total.
Com o triunfo sobre Benneteau, num embate em que ainda teve de salvar um championship point quando servia a 4-5 no segundo parcial e onde o público não deixou de o apoiar, João Sousa vence a sua primeira final disputada em torneios do mais importante circuito profissional e confirma ainda mais o bom momento que vinha a atravessar e do qual faziam parte a terceira ronda atingida no US Open e as meias-finais em São Petersburgo.
Os 250 pontos conquistados em Kuala Lumpur (a que se juntam ainda os 158.000 dólares norte-americanos ganhos) permitem a Sousa ocupar a partir da próxima segunda-feira o 51º lugar no ranking mundial, ultrapassando o 59º posto alcançado por Rui Machado na temporada de 2011.
Quanto a Julien Benneteau, aos trinta e um anos continua sem conseguir vencer um torneio profissional de singulares e soma assim o seu nono vice-campeonato, o segundo da presente temporada (já havia perdido a final do ATP 500 de Roterdão).
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share