Resumo dos campeonatos nacionais 2011

Entre os meses de novembro e dezembro tiveram lugar, no Open Village Sports de Guimarães, as realizações dos campeonatos nacionais absolutos, por equipas e de cadeiras de rodas, disputados sobre os magníficos campos de terra batida e piso rápido das instalações do recente clube da cidade nortenha. 

Maria João Koehler sagra-se campeã nacional pelo 3º ano consecutivo

A portuense Maria João Koehler – atleta do Clube de Ténis do Porto, actual 217ª classificada na hierarquia mundial feminina e primeira cabeça de série do quadro principal feminino do Campeonato Nacional Absoluto de 2011 -, sagrou-se este fim-de-semana campeã nacional pelo terceiro ano consecutivo, ao derrotar na final a atleta do Clube Escola de Ténis de Oeiras, Bárbara Luz.
Depois de ter ultrapassado, respectivamente, Sara Neto (6/1 e 6/0), Catarina Ferreira (7/5 e 7/6) e Diana Batista (6/2 e 7/6), Bárbara Luz – segunda candidata ao título e 537ª colocada no ranking mundial WTA – cedeu na final para a principal figura do torneio, Maria João Koehler, por duplo 2/6.

Bárbara Luz e Joana Valle Costa campeãs em pares femininos

Na vertente de pares femininos, Bárbara Luz atingiu a sua segunda final no torneio e, ao lado de Joana Valle Costa – ergueu o troféu.

No derradeiro encontro, Bárbara Luz e Joana Valle Costa – ambas jogadoras do Clube Escola de Ténis de Oeiras – venceram facilmente as tenistas de Guimarães Adriana Silva e Rita Vilaça, por 6/1 e 7/5.


João Domingues campeão nacional de singulares masculinos

Já na vertente masculina, João Domingues – do Clube de Ténis de Azeméis e 10º classificado no ranking nacional, sagro-se campeão nacional ao derrotar na final o atleta do Clube Escola de Ténis de Oeiras, Gonçalo Falcão, que ocupa a 966ª posição na tabela mundial classificativa e defendia o estatuto de segundo cabeça de série no torneio.

Depois dos triunfos alcançados perante Hugo Morais (7/6[4] e 6/2), Vítor Silva (6/3 e 6/2) e José Ricardo Nunes (4/6 6/2 e 6/2), Gonçalo Falcão perdeu na final para João Domingues em apenas dois sets, por 2/6 e 5/7.

Pelo caminho, João Domingues já havia derrotado Luís Ferreira (6/0 e 6/0), João Coelho (6/0 e 6/2), Artur Completo (6/1 e 6/2) e Frederico Silva (6/4 e 6/3).

Diogo Cabral e Gonçalo Pereira campeões de pares masculinos

No quadro principal de pares masculinos,o Clube Escola de Ténis de Oeiras voltou a ser bem representado.

Gonçalo Pereira e Diogo Cabral (eliminados, respectivamente, na primeira e segunda rondas do quadro principal) levaram a melhor no derradeiro encontro frente a Ricardo Jorge, do Clube de Ténis de Tavira, e a Francisco Ramos, do Clube de Ténis do Porto, por 3/6 6/3 e 10-6. 


Bárbara Luz e José Ricardo Nunes campeões de pares mistos

Na última final dos Campeonatos Nacionais Absolutos de 2011, Bárbara Luz, do Clube Escola de Ténis de Oeiras, atingiu mais uma final, ao lado de José Ricardo Nunes (do Clube de Ténis de Faro – dupla que defendia o estatuto de primeira cabeça de série.

Frente a Patrícia Guerreiro, do Clube de Ténis de Évora, e Luís Ferreira, do Clube de Ténis da Amadora, segundos cabeças de série, Bárbara Luz e José Ricardo Nunes levaram a melhor em apenas dois sets, por  6/1 e 6/3.

CT Porto vence 1ª divisão do Nacional por Equipas

Já no campeonato nacional por equipas, disputado entre os dias 24 e 27 de novembro e no formato de Round Robin, o Clube de Ténis do Porto levou a melhor nas vertentes masculina e feminina.

No sector feminino, a Associação Académica de Coimbra ficou em segundo lugar e o Clube Escola de Ténis de Oeiras completou o pódio, enquanto que na vertente masculina o Clube Escola de Ténis de Oeiras e o Clube Ténis Caldas da Rainha fecharam o pódio, com o Centro Ténis de Faro a ficar na quarta posição e, por fim, o Ace Team.

Carlos Leitão campeão nacional de ténis em cadeira de rodas

Por fim neste compacto dos campeonatos nacionais mas não menos importante, o Open Village Sports de Guimarães também acolheu o Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas.

Disputado entre cinco jogadores e no formato de Round Robin, Carlos Leitão – do Clube de Ténis de Pombal – acabou por se sagrar campeão, com Paulo Espírito Santo (Escola de Ténis José Mário Silva) a ficar no segundo lugar e João Lobo, do Clube de Ténis de Pombal, a fechar o pódio.

João Sanona, do Clube Seténis, ficou no quarto lugar e Ana Sofia Martins – a única mulher a participar nesta vertente desde 2004 – fechou a classificação.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share