ATP suspende árbitro que assediou apanha-bolas em pleno Challenger de Florença

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou, esta segunda-feira, a suspensão com efeito imediato do árbitro de cadeira Gianluca Moscarella na sequência dos incidentes verificados durante o encontro entre Pedro Sousa Enrico Dalla Valle, no Challenger de Florença, em Itália.

Considerado um dos árbitros de cadeira mais experientes do circuito masculino, Gianluca Moscarella dirigiu-se de forma imprópria a uma apanha-bolas — razão pela qual é acusado de assédio — e também quebrou os regulamentos ao dirigir-se de forma imprópria ao tenista português.

No comunicado, a ATP garante estar “a par dos diversos incidentes que involvem o árbitro de cadeira Gianluca Moscarella” e explica que o juíz italiano “foi imediatamente dispensado do torneio quando o assunto foi conhecido e já demos início a uma investigação completa.”

Entretanto, Gianluca Moscarella está “provisoriamente suspenso dos seus serviços enquanto árbitro contratado pela ATP” até que a investigação seja concluída.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."