Tsitsipas iguala Nadal num feito verdadeiramente impressionante

Stefanos Tsitsipas 18
Fotografia: Peter Staples/Citi Open

Não há como negar: Stefanos Tsitsipas (27.º) está a realizar em Toronto a melhor semana da carreira. De longe. Após bater Dominic Thiem (8.º) e Novak Djokovic (10.º) nas rondas anteriores, o jovem tenista grego emergiu das profundezas no embate frente a Alexander Zverev (3.º), na jornada desta sexta-feira, invertendo uma desvantagem de 6-3 e 5-2 (anulou dois match points pelo caminho) para triunfar rumo às meias-finais do Masters canadiano.

E fê-lo com a classe e categoria que já lhe é característica: ao eliminar (de forma seguida) três tenistas do top 10 mundial no mesmo torneio, Tsitsipas é o jogador mais jovem a conseguir tal proeza desde Rafael Nadal na edição de 2006 do Masters de Monte Carlo — o espanhol batera Guillermo Coria, Gaston Gaudio e Roger Federer.

Mas há mais: independentemente do que acontecer no duelo de sábado com Kevin Anderson, Stefanos Tsitsipas, que foi semifinalista do Millennium Estoril Open deste ano, já tem garantida entrada no top 20 pela primeira vez na carreira (18.º). E aos 19 anos tem toda uma carreira pela frente.

João Correia
Licenciado em Sociologia e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE). Privilegiado por viver numa das melhores eras da história da modalidade.