Roger Federer surpreende e anuncia acordo com a Uniqlo no regresso a Wimbledon

Roger Federer Uniqlo
Depois de 20 anos ligado à fabricante norte-americana, o suíço tem uma nova parceria.

As 13h desta segunda-feira eram aguardadas por um motivo: Roger Federer, oito vezes campeão do torneio de Wimbledon, regressava ao torneio para “inaugurar” o Centre Court. E assim foi, mas rapidamente as atenções recaíram num outro assunto: o suíço fê-lo vestindo roupas da Uniqlo, e não da Nike — marca a que esteve ligado durante duas décadas.

A ligação do tenista suíço, de 36 anos, à fabricante norte-americana acontecia “desde sempre”, de tal forma que já era visto como um dos maiores embaixadores de sempre da história da marca. No entanto, em junho surgiram rumores de que a ligação poderia estar perto de chegar ao fim e esta segunda-feira tudo se confirmou.

Vestido totalmente de branco, como mandam as regras do All England Club, Roger Federer entrou no Centre Court com o logótipo vermelho da fabricante japonesa, conhecida por vestir Kei Nishikori e, no passado, Novak Djokovic.

Anúncio preparado ao detalhe

Se é verdade que ainda não são conhecidos muitos detalhes da parceria, é já possível escrever que este foi um anúncio preparado ao detalhe e pensado para ser feito no momento em que o campeoníssimo tivesse apontadas para si todas as câmaras e atenções.

É que ao longo da semana, no All England Club, Roger Federer foi visto com uma t-shirt da Laver Cup e calções da Nike (e até um chapéu), mas ontem, domingo, foi à conferência de imprensa de fato — sem qualquer marca desportiva anunciada. A Uniqlo, que terá assinado o contrato com o suíço há alguns dias, preparou-se ao máximo para não deixar “pistas” espalhadas e deixar o anúncio para o grande regresso ao court mais histórico do circuito.

Números impressionantes

Falando de números, apesar da informação ainda não ser oficial — a Uniqlo só se pronunciou precisamente quando o suíço entrou em campo, fazendo o “anúncio” através das redes sociais –, os jornalistas do meio falam num contrato multimilionário: 300 milhões de dólares a troco de 10 anos de ligação, números que vão ao encontro ao que os representantes de Federer terão exigido e a Nike rejeitado.

Quanto ao famoso logótipo com as iniciais “RF”, pertencerá à Nike, pelo que à partida não poderá continuar a ser usado pelo tenista suíço. No entanto, será necessário aguardar-se por novos desenvolvimentos e detalhes para se conhecerem todos os contornos dos novos contratos de Federer, que continua a usar ténis da marca norte-americana.

Mas há mais: de acordo com o jornalista Darren Rovell, da ESPN, o acordo de 300 milhões tem duas “alíneas” muito interessantes para o suíço: é que, numa inovação até aqui nunca antes vista, Federer continuará a receber o valor acordado mesmo que deixe de jogar (decisão bastante provável tendo em conta que o contrato é válido até ao seu 47.º aniversário…) e, ao contrário do que acontecia com a Nike, poderá chegar a acordo com outros patrocinadores para incluir os seus logótipos no equipamento da Uniqlo, gerando assim ganhos extra.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share