Gonçalo Oliveira eliminado na primeira ronda do qualifying do Australian Open

Primeiro tenista português a pisar os courts de Melbourne Park em 2018, Gonçalo Oliveira (202.º) foi também o primeiro tenista luso a dizer adeus ao primeiro Grand Slam da temporada, ao ser derrotado no encontro de estreia da fase de qualificação do Australian Open.

Com a tarefa teoricamente mais complicada dos quatro portugueses em prova na fase de qualificação, o tenista portuense não esteve longe de surpreender o 9.º cabeça de série dessa mesma fase, sendo eliminado pelos parciais de 6-4, 1-6 e 6-3 por Alexander Bublik (115.º).

Naquele que era apenas o seu segundo torneio do Grand Slam da carreira, Gonçalo Oliveira até foi o primeiro a dispor de pontos de break logo no jogo inaugural. No entanto acabou por não concretizar nenhum, ao passo que o jovem de 20 anos aproveitou o único que dispôs ao longo do set, break esse que viria a ser decisivo.

No segundo set tudo mudou. Gonçalo Oliveira começou a conseguir meter mais bolas dentro e isso fez com que o cazaque, bem menos paciente na construção do ponto, começasse a cometer mais erros, acabando mesmo por criar um fosso grande que permitiu ao português vencer o set com dois breaks de avanço.

Por fim, no terceiro parcial até foi Gonçalo Oliveira a entrar melhor. O número cinco luso fez o break no jogo inaugural, mas Bublik respondeu logo a seguir, num jogo que acabaria por ser crucial, não só devido ao equilíbrio, mas porque o tenista natural do Porto chegou a dispor de três oportunidades para confirmar o break.

Não conseguida a vantagem que podia embalar Gonçalo Oliveira para a primeira vitória da carreira a este nível, Bublik fugiu no marcador ao fazer um segundo break consecutivo, que viria a ser crucial na conclusão do encontro.

A eliminação do tenista de 22 anos reduz o número de tenista portugueses em prova para quatro (três no qualifying e João Sousa no quadro principal). Os próximos lusos a pisar o court nesta fase de qualificação devem ser Gastão Elias e João Domingues. Ambos entram em court por volta das 2h30 de Portugal Continental.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share