O Raquetc (“raquetcetera”) é uma publicação digital diário especializada em ténis, com um olhar atento a outros desportos de raquetas como o padel, o squash e o ténis de mesa.


Fundado por Gaspar Ribeiro Lança a 10 de junho de 2010 como Ténis Portugal, evoluiu para Raquetc no dia 8 de maio de 2017 como resposta ao desafio lançado por Armindo Mirante, então diretor geral e sócio do Lisboa Racket Centre.

Esta segunda versão, renovada, mais completa e pensada, é alimentada por notícias diárias, mas também se caracteriza pela procura permanente de reportagens, entrevistas, artigos de opinião, crónicas e novos formatos.

O Raquetc fez uma aposta singular na cobertura do ténis português desde o primeiro serviço e reforçou-a com as primeiras coberturas no terreno: o Estoril Open de 2012 foi o palco da primeira cobertura in loco, a edição de 2014 do Campeonato Nacional Absoluto foi a primeira acompanhada do primeiro ao último ponto e o Lisboa Women’s Open de 2016, no Lisboa Racket Centre, e o Open de São Domingos de 2017, no São João Ténis Clube tornaram-se nos primeiros torneios a contar com o projeto como media partner.

Estas semanas revelaram-se alicerces da identidade do projeto e lançaram o Raquetc para uma presença constante como media partner de torneios nacionais e internacionais organizados de Norte a Sul do país, a partir dos quais continuou a noticiar e a transmitir em direto (no website, no Facebook, no Youtube e no Twitter) centenas de encontros de vários escalões e circuitos.

Ao mesmo tempo que assumiu protagonismo na divulgação do ténis nacional, o Raquetc intensificou a procura de novos formatos e em 2015 juntou ao texto o áudio para ganhar uma voz: através de uma parceria com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Lisboa, o “Ténis Portugal na Rádio” foi o primeiro podcast em português sobre ténis e reuniu em estúdio várias figuras do ténis português, desde jornalistas a jogadores, treinadores e dirigentes.

Inovador foi, também, o acompanhamento inédito e exclusivo à primeira temporada a tempo inteiro de João Sousa no circuito ATP através de 25 entradas do “Diário de Frederico Marques”, uma coletânea de textos escritos em exclusivo pelo treinador ao longo da época de 2014.

Em paralelo com uma cobertura sem igual do ténis português, o Raquetc mantém um olhar atento ao que se passa além fronteiras: no geral, com uma seleção diária e rigorosa da atualidade tenística internacional, e no particular, com coberturas no terreno desde alguns dos maiores palcos do ténis — entre os quais Mutua Madrid Open 2015 e 2017, finais da Taça Davis em 2018 (Lille), 2019 (Madrid), 2022 e 2023 (Málaga), finais da Billie Jean King Cup em 2022 (Glasgow) e 2023 (Sevilha), Roland-Garros em 2019, 2022, 2023 e 2024 e Wimbledon em 2022, 2023 e 2024.