O ITF J1 de Roehampton não arrancou bem para a comitiva portuguesa. Este domingo, no primeiro dia de prova, Jaime Faria, Henrique Rocha e Matilde Jorge foram derrotados na fase de qualificação e ficaram já fora da prova de singulares.
No Court 1, Jaime Faria — 135.º no ranking mundial de juniores — ainda forçou um match tiebreak frente a Orel Kimhi, 13.º cabeça de série e número 77 no ranking. Contudo, o israelita saiu por cima e venceu por 6-4, 3-6 e 11-9. Ao mesmo tempo, mas no Court 16, Matilde Jorge — 177.ª na hierarquia mundial — desafiou a britânica Jasmine Conway, 16.ª melhor cotada e número 120 no ranking. A vimaranense não conseguiu oferecer grande resistência e acabou derrotada por 6-3 e 6-0.
Mais tarde, no Court 3, Henrique Rocha também defrontou um cabeça de série e não teve melhor sorte do que os compatriotas. O tenista português, que ocupa o 88.º lugar no ranking mundial, ainda liderou por um set frente ao norte-americano Braden Shick (75.º), mas sofreu a reviravolta e cedeu por 3-6, 7-6[3] e 10-7.
As derrotas de Jaime Faria, Henrique Rocha e Matilde Jorge deixam o contingente luso em Roehampton reduzido a apenas um elemento: Miguel Gomes, que teve entrada direta no quadro principal. O português viu o sorteio colocar-lhe o sueco Leo Borg, 15.º cabeça de série, no caminho.