Depois de uma semana de interrupção devido a Roland-Garros, atualização do ranking ATP desta segunda-feira foi sinónima de várias alterações para os tenistas portugueses. Aliás, todos os 25 representantes nacionais (alguns já retirados) ganharam ou perderam posições.
Na frente da comitiva, quer Pedro Sousa (subiu quatro lugares, para 108.º) quer João Sousa (cinco, para 109.º) ganharam posições em relação às últimas atualizações, enquanto Frederico Silva desceu cinco lugares (para 173.º) e João Domingues 14 (para 241.º).
A fechar o top 5, Gastão Elias ganhou três lugares e voltou a inscrever o nome no top 250 (ocupa precisamente esse lugar) pela primeira vez desde 17 de fevereiro de 2019, fruto dos bons resultados que já alcançou este ano, em particular com a chegada a duas finais Challenger e a vitória numa delas, no último Oeiras Open.
Logo a seguir ao tenista da Lourinhã surge Nuno Borges. Líder de vitórias este ano entre os compatriotas (são já 29), o maiato de 24 anos subiu quatro degraus e alcançou mais um máximo de carreira ao fixar-se na 268.ª posição, à frente de Gonçalo Oliveira (293.º), que ganhou 24 lugares.