Polónia 1-1 Brasil: Pigossi contraria probabilidades e deixa tudo em aberto

Polónia e Brasil saíram esta sexta-feira empatados no primeiro dia de prova na Billie Jean King Cup. A seleção polaca, teórica favorita, arrancou melhor e venceu a primeira partida, mas foram as brasileiras a terminar o dia em grande. A vitória canarinha no segundo jogo de singulares deixa tudo em aberto para o dia de sábado em relação ao apuramento para a ronda de qualificação para a fase final da competição.

Com a organização da eliminatória a pertencer à Polónia, que recebe os encontros nos courts de piso rápido indoor do Hala Na Skarpie, em Bytom, foram as polacas a fazer valer o fator casa logo no primeiro encontro. A número 157 mundial, Magdalena Frech, fez valer a maior experiência para levar de vencida Carolina Meligeni Alves (342.ª WTA) por 6-4 e 6-3. O encontro foi equilibrado, mas Frech fez valer o maior número de winners (24 contra nove da adversária) e a eficácia do primeiro serviço, com o qual venceu 87% dos pontos (27/31).

Em vantagem, a seleção da casa procurou de seguida alcançar o segundo triunfo, que deixaria a Polónia a precisar de apenas uma vitória no sábado para seguir em frente na prova. No entanto, a experiente Urszula Radwanska (227.ª WTA) não conseguiu confirmar o favoritismo diante de Laura Pigossi (326.ª WTA) e acabou derrotada por 7-6[9], 3-6 e 6-2, numa maratona que durou duas horas e 51 minutos.

O primeiro parcial teve voltas e reviravoltas. Pigossi liderou por 3-1, Radwanska serviu a 5-3 para fechar o parcial e acabou por ser a brasileira a sorrir num tiebreak inacreditável, no qual Pigossi liderou por 6-1 e viu Radwanska eliminar os cinco set points de forma consecutiva. A polaca ainda teve dois set points a favor, mas não conseguiu capitalizar e acabou por ceder perante o sétimo set point de Pigossi.

A resposta da polaca surgiu na segunda partida, com Radwanska a sair por cima de uma troca de breaks que a própria iniciou. Apesar do bom momento no jogo, que culminou nos três jogos consecutivos que lhe deram a vitória no segundo parcial, Radwanska não conseguiu transportar o mesmo nível para a terceira partida e Pigossi voltou a assumir as rédeas do encontro. A brasileira conseguiu rapidamente um duplo break que a fez chegar à vantagem de 4-0, e apesar de Radwanska ainda ter recuperado uma das quebras de serviço, Pigossi devolveu a gentileza de imediato e fechou depois a partida ao serviço.

Com tudo em aberto para a jornada de sábado, o encontro entre Magdalena Frech e Laura Pigossi, as vencedoras desta sexta-feira, ganha particular importância. A vencedora do confronto deixa o seu país a apenas um triunfo de assegurar o apuramento para a próxima ronda. O segundo encontro de singulares do dia – que pode ser decisivo para selar a eliminatória – vai colocar frente a frente Urszula Radwanska e Carolina Meligeni Alves. O encontro de pares, se for necessário, vai levar ao court a dupla polaca composta por Paula Kania Weronika Falkowska e a dupla brasileira formada por Gabriela Ce Luísa Stefani.

Total
0
Shares
Total
0
Share