A Ucrânia está mais perto do apuramento para a ronda de qualificação para as finais da Billie Jean King Cup. A seleção ucraniana venceu esta sexta-feira os primeiros dois embates de singulares frente ao Japão e precisa agora de apenas uma vitória nos três encontros que faltam disputar, todos eles agendados para sábado.
Nos courts de terra batida do Elite Tennis Club, na cidade ucraniana de Chornomorsk, Elina Svitolina (5.ª WTA) e Chihiro Muramatsu (223.ª WTA) deram o pontapé de saída para a eliminatória. Com o favoritismo todo do lado da mais experiente Svitolina, a vitória acabou por ficar com a tenista da casa sem grande contestação. Ao fim de uma hora e 19 minutos de encontro, a tenista de 26 anos selou o triunfo com os parciais de 6-3 e 6-2, num encontro onde disparou 21 winners – 18 foram de direita – e venceu 76% dos pontos jogados com o primeiro serviço (31/41).
Scorching Svitolina start 🔥
It’s Ukraine 🇺🇦 1-0 🇯🇵 Japan after @ElinaSvitolina’s 6-3 6-2 passage past Muramatsu#BJKCup pic.twitter.com/a3bSzPCk2E
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 16, 2021
Com a Ucrânia em vantagem, coube à jovem Yuki Naito (172.ª WTA), de 20 anos, tentar empatar a contenda para a seleção nipónica. A japonesa defrontou a ainda mais jovem Marta Kostyuk (84.ª WTA), de 18 anos, e a Ucrânia saiu uma vez mais por cima. Kostyuk precisou de uma hora e 25 minutos em court para construir os parciais de 6-3 e 6-3. Uma vitória tranquila da ucraniana, que colocou 71% dos primeiros serviços, conseguiu seis breaks e disparou 19 winners. Do lado de lá da rede, Naito pagou bem caro pelos 37 erros não-forçados que cometeu ao longo do encontro.
✨ @marta_kostyuk finding her rhythm ✨#BJKCup @UkrainianTennis pic.twitter.com/T1FYAr9x3r
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 16, 2021
Com o primeiro dia concluído em solo ucraniano, a seleção da casa está a apenas um triunfo de assegurar um lugar na fase de apuramento para as finais da competição, em 2022. A eliminatória pode ficar fechada já no primeiro embate deste sábado, que vai opor Elina Svitolina a Yuki Naito. O outro encontro de singulares – que pode não se vir a realizar – vai opor Marta Kostyuk a Chihiro Muramatsu, sendo que, se necessário, o encontro de pares vai colocar frente a frente as duplas compostas por Lyudmyla e Nadiia Kichenok e Shiho Akita e Himari Sato.