Gonçalo Oliveira entra com o pé direito em 2021 e aproxima-se do quadro principal em Delray Beach

Gonçalo Oliveira 11

Aí está a primeira vitória portuguesa em 2021: Gonçalo Oliveira, 289.º do ranking ATP, confirmou o teórico favoritismo frente ao jovem Liam Draxl (875.º ATP) na primeira ronda da fase de qualificação do ATP 250 de Delray Beach e venceu por 3-6, 6-3 e 6-2. O tenista luso garantiu um lugar na segunda ronda, onde uma eventual vitória lhe vale o acesso ao quadro principal de um dos primeiros torneios da temporada.

O primeiro set não foi fácil para o tenista do Porto. Apesar da boa entrada, com um break madrugador, Gonçalo Oliveira revelou algumas dificuldades nas batalhas do fundo do court e o primeiro serviço também não esteve apurado. Mais consistente e a vencer quase todos os rallies, Draxl acabou por vencer cinco jogos consecutivos e inverter uma desvantagem de 1-3 para vencer a primeira partida.

A forma como o primeiro set se desenrolou serviu de lição para Gonçalo Oliveira, que mudou a estratégia para o segundo set. O tenista luso pôde contar com uma melhoria no primeiro serviço, que apareceu com maior frequência, mas a principal mudança prendeu-se com o maior número de subidas à rede. Nessa parte, o tenista de 25 anos esteve exímio e criou sempre muitas dificuldades ao adversário.

Num set muito equilibrado e onde, apesar da melhoria, Gonçalo Oliveira ainda apresentou bastantes erros do fundo do court, sobretudo com bolas demasiado longas, o break decisivo apareceu na reta final. Ao oitavo jogo, o português aproveitou o quinto break point no parcial para marcar a diferença. Logo de seguida, a servir para a conquista do set, salvou um break point e empurrou o encontro para a terceira partida.

O terceiro parcial arrancou com Gonçalo Oliveira a conseguir um break logo na fase inicial. A liderar por 2-1, o português teve de esperar alguns minutos para confirmar o break ao serviço, já que o encontro teve de ser suspenso durante alguns instantes devido a uma falha de eletricidade no recinto. Assim que a partida recomeçou, Gonçalo Oliveira montou no serviço uma barreira intransponível para Draxl e fechou ainda com chave de ouro, ao quebrar o serviço do canadiano por uma segunda vez antes de servir com sucesso para a conquista do encontro.

A uma vitória de alcançar o quadro principal do torneio norte-americano, Gonçalo Oliveira ainda não sabe quem vai ser o adversário da próxima ronda. O opositor do tenista luso vai sair do confronto entre Benjamin Lock (439.º) e Kevin King (304.º), que encerra a jornada desta terça-feira.

Total
0
Shares
Total
0
Share