Os quartos de final masculinos do US Open já estão compostos, na sequência da jornada desta segunda-feira, que trouxe os últimos embates da quarta ronda do Grand Slam nova-iorquino. Alex De Minaur, Dominic Thiem, Andrey Rublev e Daniil Medvedev foram os últimos quatro tenistas a carimbar o passaporte para a próxima eliminatória.
O australiano De Minaur, número 28 mundial, foi o primeiro a entrar em court para defrontar o canadiano Vasek Pospisil (94.º ATP). Apesar do bom nível a que Pospisil se vinha a exibir em Flushing Meadows, o 21.º cabeça de série foi bem mais sólido do que o adversário – cometeu apenas 13 erros contra os 48 de Pospisil – e aproveitou muito bem as oportunidades que teve para construir uma vitória tranquila. Com quatro break points convertidos em sete possíveis, De Minaur saiu vencedor com os parciais de 7-6(6), 6-3 e 6-2, num encontro que durou duas horas e 20 minutos.
Também em sets diretos venceu o austríaco Dominic Thiem, segundo melhor cotado da prova. O número três mundial desenvencilhou-se da ameaça de Félix Auger-Aliassime (21.º) com relativa facilidade, numa partida onde o canadiano nunca conseguiu encontrar um antídoto para o ténis agressivo do adversário. O menor cotado ultrapassou os 50 erros não-forçados durante o encontro e pouco ou nada ameaçou com a resposta, exceção feita a um único break que conseguiu durante o primeiro set. Ao fim de duas horas e nove minutos, Thiem carimbou o triunfo com os parciais de 7-6(4), 6-1 e 6-1.
Um dos grandes jogos da jornada opôs o italiano Matteo Berrettini (8.º) ao russo Andrey Rublev (14.º). Num primeiro set onde causou mossa com o slice de esquerda, Berrettini saiu por cima e parecia o melhor jogador em court. Contudo, o transalpino alterou subitamente a estratégia e pagou caro por isso, com Rublev a servir muito bem e a insistir na direita do adversário, que acabou a cometer vários erros nos parciais que se seguiram. A cambalhota no marcador ficou consumada ao fim de duas horas e 45 minutos, com o russo a triunfar por 4-6, 6-3, 6-3 e 6-3.
A terminar a jornada, Daniil Medvedev voltou a mostrar que é candidato à vitória final. O russo arrasou o norte-americano Frances Tiafoe (82.º) em três partidas, com os parciais de 6-4, 6-1 e 6-0 em apenas uma hora e 40 minutos.
O alinhamento para os quartos de final está então definido e é o seguinte:
[20] Pablo Carreño Busta – [12] Denis Shapovalov [27] Borna Coric – [5] Alexander Zverev [10] Andrey Rublev – [3] Daniil Medvedev [21] Alex De Minaur – [2] Dominic Thiem