Portugal ficou a um passo de garantir já esta quinta-feira a manutenção no Grupo I da Fed Cup, ao sair derrotado pela equipa da Turquia por 2-1numa contenda decidida no encontro de pares… E nos detalhes. Amanhã, sexta-feira, último dia da Pool C, será dia da equipa lutar novamente pela manutenção.
No par decisivo, Neuza Silva apostou pela primeira vez na dupla Michelle Larcher de Brito e Francisca Jorge (que fez o seu primeiro encontro da carreira na Fed Cup, aos 16 anos) e o par luso ainda ofereceu muita resistência, mas depois de vencer a primeira partida acabou por não ter capacidade para superar a maior experiência de Çağla Büyükakçay e İpek Soylu. Ao fim de 2h37 de encontro, as turcas confirmaram a reviravolta por 6-7(3) 6-3 6-2.
Num encontro que não se adivinhava fácil, Francisca e Michelle venceram a primeira partida no tie-break, mas antes a dupla portuguesa precisou de salvar um set point para sair na frente, não conseguindo depois dar seguimento à vitória no set inaugural ao perder os dois seguintes (apesar de ainda ter disposto de uma vantagem de 2-0 no derradeiro).
Com a segunda derrota em dois dias, Portugal não conseguiu garantir já a manutenção. Esta sexta-feira, dia para o qual tem marcado encontro com a Letónia, as comandadas de Neuza Silva voltarão ao court para tentarem alcançar esse objetivo, sendo que a vitória basta para garantir a permanência no Grupo I em 2018.