Taça Davis. Cilic e Del Potro confirmam favoritismo em dia com muitas emoções

Foi emoção até ao fim do primeiro dia de competição na Arena de Zagreb. Num dia que se esperava de muito equilíbrio, a jornada terminou com uma vitória para cada uma das seleções, confirmando o favoritismo dos dois principais protagonistas da final, com Marin Cilic e Juan Martin del Potro a somarem triunfos perante mais de 15.000 adeptos e do olhar atento de Diego Maradona.

O primeiro encontro colocou frente a frente o número um croata, Marin Cilic ao número dois alviceleste Federico Delbonis, com o número 6 mundial a precisa de puxar dos galões para oferecer o primeiro ponto da eliminatória a seleção croata, acabando por vencer pelos parciais de 6-3 7-5 3-6 1-6 6.2 ao fim de 3h3o minutos de encontro.

Num encontro onde os dois jogadores, raramente jogaram o seu melhor ténis em simultaneo, foi Cilic que entrou melhor no encontro, sendo muito mais consistente e impondo a sua cadência e as credenciais de número 6 do mundo, que aliados aos muitos erros não forçados do argentino fizeram o set inaugural cair para o tenista de 28 anos.

No segundo a história foi bem diferente, com Delbonis a entrar verdadeiramente em jogo, mas com a experiência do número 6 mundial a vir ao de cima na ponta final do parcial, fazendo o break ao 11.º jogo, fechando posteriormente de forma auturitária.

Com Delbonis cada vez mais em jogo, Cilic baixou muito o nível e o tenista natural de Azul acabou por conseguir entrar no marcador, vencendo o terceiro set com um break de vantagem e dominando por completo o quarto parcial, apesar de Cilic parecer estar a guardar-se para a quinta decisiva partida, algo acabou por resultar.

O número 6 mundial acabou por sair por cima na negra, com um  break de entrada a mostrar-se decisivo, fazendo Delbonis quebrar no nível de jogo exibido e a jogar menos crente na vitória, acabando mesmo por ceder o serviço por uma segunda vez, dando assim o primeiro ponto à Croácia.

No segundo encontro do dia, Juan Martin del Potro não precisou de um quinto set para empatar a eliminatória a 1, acabando por vencer Ivo Karlovic pelos parciais de 6-4 6-7(6) 6-3 e 7-5 ao fim de 3h18 minutos, com o gigante croata a disparar um total de 35(!) ases.

Perfeito no capítulo do serviço, Del Potro entrou no encontro com tudo, quebrando o serviço do croata que lhe permitiu gerir a primeira da melhor maneira. Com a lei do serviço a manter-se até ao tie-break do segundo set, Del Potro vacilou pela primeira e única vez no encontro desperdiçando dois set points e com Karlovic a arrecadar o segundo set à primeira oportunidade no serviço do argentino.

Após perder a segunda partida, Delpo reagiu da melhor maneira, conseguindo quebrar o veterano de 37 anos ao oitavos jogo do terceiro set, mantendo imaculado o seu serviço. Já no quarto o equilíbrio manteve-se, mas uma quebra de serviço ao 11.º jogo foi decisiva, dando assim a vitória à Argentina.

Com a eliminatória empatada ao fim do primeiro, é certo que a emoção se irá prolongar até domingo, com o para a ter um papel relevante na decisão da final do campeonato do mundo de equipas, dando ao vencedor uma vantagem importante.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share