Está aberta a competição no mais importante torneio do calendário ATP, o ATP World Tour Finals. No dia que marcou a inauguração da edição de 2016 do Masters que reúne os oito melhores jogadores da temporada, o destaque da jornada foi para o triunfo em três partidas de Novak Djokovic diante de Dominic Thiem, num encontro em que o sérvio se exibiu a um nível bastante bom acabando por vencer pelos parciais de 6-7(10) 6-0 6-2.
Campeão da últimas quatro edições, Djokovic partiu para o encontro contra Thiem sem nunca ter cedido qualquer set e com o favoritismo do seu lado, partindo para para uma exibição bastante sólida, após a perda do primeiro set em que chegou a salvar 6 set points e inclusivamente a dispor de um. O número dois mundial, que chegou à O2 Arena com o estatuto de segundo cabeça série mostrou algum do seu melhor ténis nos dois últimos parciais, sem nunca perder a lucidez apesar da perda do primeiro set.
Quanto ao segundo encontro do dia, pôs frente-a-frente Gael Monfils e Milos Raonic, com a vitória a cair para o lado do canadiano ao fim de apenas duas partidas com os parciais de 6-3 e 6-4. Apesar do francês liderar o confronto direto com 3 triunfos contra 3 desaires, Monfils apresentava-se em court com menos ritmo competitivo depois de falhar o Masters 1000 de Paris devido a lesão, com o favoritismo a estar do lado do canadiano.
No que toca ao encontro, Raonic foi sempre mais forte, dominando as operações, com um break em cada set a decidir a partida a seu favor, usando sempre muito bem a vantagem do seu potente serviço, nunca dando hipótese a Monfils de o importunar.
Fechado o primeiro dia de competição, Djokovic e Raonic saem na frente do grupo Ivan Llendl depois de conquistarem o sempre importante primeiro triunfo, dependendo apenas deles para garantir o primeiro. Os quatro jogadores voltarão a competir já na terça-feira, numa jornada que poderá começar a definir quem atinge as meias-finais.