Já foi visto como um dos mais promissores da nova geração e até foi rápido a chegar ao top 20 mundial, mas depois vieram as lesões. Hyeon Chung atravessou um longo calvário devido aos problemas físicos mas está finalmente recuperado, e o regresso à competição quase seis meses depois não podia ter corrido melhor.
Atual número 166 do ranking ATP, o tenista sul-coreano de 23 anos sagrou-se este domingo campeão do Challenger de Chengdu, na China, ao derrotar o japonês Yuichi Sugita por 6-4 e 6-3 na grande final.
That did not take long.
In his first tournament in five months, @HyeonChung is the CHAMPION in Chengdu. Stunning week for the 🇰🇷 to take the 🏆. pic.twitter.com/tXfxSG4Ekk
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) August 4, 2019
Semifinalista do Australian Open em 2018, Chung sofreu lesões um pouco por todo o corpo — desde a zona abdominal a graves bolhas nos pés ou a uma grave lesão nas costas que o fez falhar toda a competição desde o início de fevereiro — e só agora recuperou.
Mas a espera valeu a pena e com uma semana perfeita (antes, já tinha superado Kento Takeuchi, Di Wu, Ji Sung Nam e Tatsuma Ito) ergueu o nono título da carreira no circuito Challenger, onde já não competia há mais de dois anos (precisamente desde que venceu o útimo título, em janeiro de 2017 nos Estados Unidos da América).
Com este regresso, Hyeon Chung ganha não só muita confiança como importantes pontos para o ranking que lhe vão permitir subir do 166.º para o 139.º lugar. E na próxima semana tem mais um torneio deste circuito como paragem — agora em Yokkaichi, no Japão.