Depois de já na terceira ronda se ter apresentado a um grande nível para eliminar em duas partidas a perigosa Julia Goerges, Serena Williams protagonizou mais uma excelente exibição para bater a antiga número seis mundial Carla Suárez Navarro nos oitavos de final de Wimbledon.
Num embate sem grande história (como tem sido apanágio nos encontros entre ambas — nos seis jogos anteriores, o máximo de jogos perdidos pela norte-americana num set havia sido de três), Serena, 11.ª cabeça de série e atual 10.ª do ranking WTA, despachou sem dificuldades a tenista espanhola, 30.ª favorita e número 31 mundial, por 6-2 e 6-2 em pouco mais de uma hora de contenda.
Na próxima eliminatória, a antiga campeã por sete vezes no All England Club e vice-campeã do ano passado já sabe que terá pela frente a compatriota Alison Riske, que surpreendeu a líder da hierarquia feminina Ashleigh Barty rumo aos primeiros quartos de final da carreira em provas do Grand Slam.
Também já nesta segunda-feira, a checa Barbora Strycova (54.ª) atingiu os seus segundos quartos de final da carreira em eventos Major (a outra ocasião foi precisamente em SW19, na edição de 2014) ao ultrapassar a belga Elise Mertens, 21.ª candidata, pelos equilibrados parciais de 4-6, 7-5 e 6-2.
E a chinesa Shuai Zhang (50.ª), tal como Strycova, regressou ao top-8 de um Grand Slam após o ter feito no Australian Open 2016, tendo chegado pela primeira vez a esta etapa em Wimbledon graças a um triunfo suado por 6-4, 1-6 e 6-2. sobre a ucraniana Dayana Yastremska (35.ª)