Começou bem a primeira participação de Pedro Sousa no Barcelona Open Banc Sabadell. O tenista lisboeta superou a primeira ronda do quadro de qualificação e está a um passo do quadro principal, onde já está João Sousa.
Depois de três torneios Challenger consecutivos, onde só conseguiu somar três triunfos e teve como melhor resultado os quartos de final alcançados em Alicante, o número dois nacional regressou ao circuito ATP com uma vitória: 6-7(5), 6-3 e 6-1 frente a Carlos Alcaraz Garcia.
O jovem de 15 anos apresentou-se ao mundo do ténis com campanhas surpreendentes nos últimos torneios Challenger disputados em solo espanhol e foi congratulado pela organização deste torneio — o segundo maior a disputar-se no país, atrás de Madrid — com um wild card para o qualifying.
Apesar da diferença de idades (Sousa tem 30, Alcaraz Garfia 15) e experiência o aviso estava feito e o jovem espanhol acabou por conseguir criar dificuldades ao português: depois de fazer o primeiro break do encontro, Pedro Sousa serviu para fechar o primeiro set a 5-4 e novamente a 6-5 (jogo em que dispôs de três set points) mas acabou por deixar fugir o parcial no tie-break.
O início da segunda partida marcou uma mudança no rumo dos acontecimentos e depois de algum equilíbrio na fase inicial foi o lisboeta quem tomou as rédeas do encontro para caminhar com tranquilidade para a vitória — a primeira do ano em torneios ATP (caiu à primeira nos quadros principais dos ATP 250 de Sydney e São Paulo e do ATP 500 do Rio de Janeiro).
Na ronda de acesso ao quadro principal, Pedro Sousa vai medir forças com o vencedor do encontro entre Guido Andreozzi (sexto pré-designado) e o ex-top 5 Tommy Robredo, que tal como o adversário deste sábado recebeu um convite para a qualificação.
Atualizado às 11h07.