Borna Coric qualificou-se esta quarta-feira para os quartos de final da edição número dois do Millennium Estoril Open, juntando-se assim a Guillermo García-López no top-8 da prova. O croata, que este ano aparece no Estoril mais robusto fisicamente e com o “peso” inerente ao estatuto de cabeça de série (6.º), perdeu o primeiro set na edição deste ano do torneio, responsabilidade de um inspirado Rogério Dutra Silva.
Se na primeira eliminatória o croata de 19 anos havia deixado pelo caminho o qualifier Andrea Arnaboldi por 6-4 6-1, na segunda ronda a vitima foi o brasileiro Rogerinho (101.º), assim apelidado de forma carinhosa no Brasil, com Coric (40.º) a estabelecer o triunfo em 6-3 4-6 6-1, ao cabo de 2h08. O momento alto do embate aconteceu a 5-3 do primeiro set, quando o brasileiro se encontrava a servir e, com o 15-30, deu o ponto ao croata após o árbitro de cadeira ter indicado a repetição do mesmo.
Num encontro em que o favoritismo do portentoso tenista croata nunca esteve verdadeiramente em perigo, o melhor que Dutra Silva (ex-top 85 ATP) conseguiu na primeira partida foi impedir que o seu opositor fechasse o set quando serviu a 5-2, mas Coric de imediato colocou os pontos nos “is”. No segundo set, muito mais disputado do que o anterior, um break à passagem do nono jogo decidiu o vencedor do parcial. Porém, na derradeira partida, a quebra de serviço conseguida por Coric ao quarto jogo aniquilou as aspirações de Rogério Dutra Silva.
O próximo oponente do pupilo de Miles Maclagan pode ser Nick Kyrgios, finalista da prova em 2015, naquele que seria indiscutivelmente o prato forte da jornada alusiva aos quartos de final. Mas, para isso, o australiano terá de superar o espanhol Iñigo Cervantes (não antes das 18h desta quarta-feira).