Há um ano era 111.ª, esta segunda-feira será 16.ª. Só esta primeira frase diz (quase) tudo sobre a evolução de Aryna Sabalenka, que está a protagonizar um ano de 2918 memorável e que voltou a mostrar isso mesmo este sábado ao sagrar-se campeã do WTA Premier 5 de Wuhan, na China.
A jovem bielorrussa de 20 anos, número 20 mundial e presente na sua quarta final do ano e quinta da carreira, deu a melhor sequência à série de excelentes torneios que tem realizado nos últimos meses (foi campeã do WTA Premier de New Haven e oitavo-finalista no US Open) ao bater a estoniana Anett Kontaveit, 27.ª WTA e também ela a disputar a decisão mais importante da carreira (primeira na presente época), por 6-3 e 6-3, em uma hora e 12 minutos.
Agora com 41 vitórias em 2018 e 25 nos últimos 32 encontros realizados, Sabalenka torna-se na mais jovem tenista a conquistar um título desta categoria desde Belinda Bencic, na altura com 18 anos, na edição de 2015 do torneio de Toronto e lidera a lista de jogadoras com mais triunfos esta época sobre piso rápido (30).