Única teenager ainda em competição na vertente individual do US Open 2018, Marketa Vondrousova prosseguiu este sábado a sua senda vitoriosa em Nova Iorque após deixar pelo caminho a favorita Kiki Bertens.
A jovem checa de apenas 19 anos, atual 103.ª do ranking, contrariou o ténis da sua mais cotada opositora holandesa, número 13 mundial (máximo de carreira) e recentemente em grande forma, pondo fim à sua série triunfal que datava desde o WTA Premier de Cincinnati por intermédio dos parciais de 7-6(4), 2-6 e 7-6(1).
Ao longo de todo o duelo os breaks foram uma constante, sendo que a diferença esteve na maior consistência de jogo de Vondrousova nos tiebreaks do primeiro e terceiro sets, momentos em que acabou por ser superior a Bertens.
Apurada para a segunda semana do Major norte-americano pela primeira vez na carreira e também presente de forma inédita nos “oitavos” de um Grand Slam, a atleta natural de Sokolov procura agora escrever ainda mais história pessoal quando encarar a ucraniana Lesia Tsurenko (36.ª WTA), que bateu a checa Katerina Siniakova (54.ª) por 6-4 e 6-0, por um lugar no top-8.