João Sousa: “Não estive à altura do desafio”

Foi um João Sousa visivelmente abalado aquele que entrou na conferência de imprensa de rescaldo à contenda entre Portugal e Áustria, que terminou com a derrota (4-1) da seleção nacional, em eliminatória alusiva à primeira ronda do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis, a mais importante competição de ténis masculino entre nações. No primeiro encontro do dia, decisivo para as aspirações de Portugal, o número 1 nacional cedeu frente a Dominic Thiem, em três partidas, com 6-2 6-4 6-2.

“Ele jogou a um bom nível de ténis mas eu efetivamente não estive à altura do desafio. Tenho pena de não poder retribuir o esforço que todas as pessoas fizeram durante estes três dias, que foi incrível”, começou por sublinhar o tenista vimaranense.

Apesar da derrota ante o número 14 mundial, Sousa frisou que deu tudo o que tinha para evitar este desfecho. “Estou triste por não poder ajudar a equipa, mas consciente de que dei tudo o que tinha e o ténis é mesmo assim. Agora é continuar com a carreira de cada um e a próxima vez esperamos tentar vencer”, analisou.

Instado a pronunciar-se sobre o que faltou para vencer a eliminatória, o pupilo de Frederico Marques apontou a “falta de sorte”. “Cada seleção e cada federação joga com aquilo que tem, imagino que a Áustria tenha outros meios que nós não temos. Cada equipa dá o seu melhor com o que tem e nós temos uma excelente equipa a nível técnico e de jogadores”, indicou Sousa, antes de acrescentar: “Faltou um bocadinho de sorte, eu ter jogado melhor, e o Gastão esteve a dois pontos de vencer, foram pequenos detalhes que marcaram a diferença”, apontou.

Sobre a possibilidade de nova contenda ter lugar em Guimarães, João Sousa foi perentório: “Eu assino já (para voltar). Não é por ser Guimarães mas tivemos um público que nunca tivemos numa Taça Davis. O público da Davis é mesmo isto, é este o ambiente que queremos para vencer e não foi por falta de apoio que não vencemos”, assegurou o tenista português, que deixou ainda uma palavra para os austríacos: “Trouxeram 15-20 pessoas e fizeram brilharete. Adorava que quando jogamos lá fora tivéssemos apoio semelhante”, finalizou.

João Sousa viaja esta segunda-feira para os EUA para disputar o Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia.

[João Correia com Gaspar Lança]

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share