João Sousa (41.º) foi eliminado esta terça-feira na primeira ronda do ATP 250 de Gstaad. O número 1 nacional procurava regressar aos triunfos em quadros principais de torneios de terra batida desde o triunfo no Millennium Estoril Open, mas tal não aconteceu.
Naquele que foi o seu segundo encontro na superfície depois da passagem pelo All England Club, o tenista vimaranense foi derrotado pelo argentino Facundo Bagnis (177.º) pela segunda vez na carreira e despediu-se da prova de singulares logo na ronda inaugural.
O resultado foi registado com os parciais de 4-6, 6-3 e 7-5, com o tenista de 29 anos a não conseguir dar seguimento ao bom primeiro set realizado e posteriormente, já no terceiro parcial, a não aproveitar o break de vantagem que obteve na fase inicial.
No primeiro set um break ao terceiro jogo foi suficiente para o português se adiantar no marcador, assim como uma quebra de serviço ao quarto jogo do segundo parcial a favor do tenista proveniente da fase de qualificação permitiu que tudo ficasse igualado.
Se nos dois primeiros sets foram raras as vezes em que os serviços se viram ameaçados, no terceiro parcial acabou por ser frequente. Primeiro foi João Sousa a quebrar, conseguindo uma vantagem de 3-1, mas a resposta do tenista de 28 anos foi imediata, ao fazer três jogos consecutivos e passar assim para a frente. O minhoto viria a devolver a quebra para igualar a 4-4, mas a 5-5 voltaria a perder o serviço e dessa vez já não houve volta a dar.
Com mais um desaire numa ronda inaugural, o 10.º esta temporada, João Sousa volta a focar a sua atenção no torneio de pares, variante onde tem estado bastante bem desde a passagem pelo Clube de Ténis do Estoril. O português atua ao lado de Santiago Gonzalez e é o 2.º cabeça de série do evento.