Terminou com novo desaire o primeiro de dois dias de competição de Portugal na Pool A do Grupo I da Zona Euro-Africana da Fed Cup que arrancou esta quarta-feira em Eilat, Israel. Depois das derrotas nos dois encontros de singulares, a equipa lusa perdeu o já sem efeito embate de pares e despede-se da jornada inaugural com um resultado negativo de 0-3.
Já sem hipóteses de conseguir a vitória sobre o conjunto da Europa de Leste como consequência das derrotas de Maria João Koehler e Michelle Larcher de Brito em singulares, a capitã Neuza Silva chamou as duas primeiras jogadoras do país na hierarquia de singulares, Larcher de Brito e Inês Murta, para um encontro de pares que apenas servia para cumprir com a programação e foram as ucranianas Kateryna Bondarenko e Olga Savchuk a saírem vencedores, com os parciais de 6-2 6-2 após 56 minutos de jogo.
A jogar ao lado da melhor tenista portuguesa de todos os tempos, Inês Murta cumpria a sua estreia na eliminatória, que marca a sua terceira convocatória à equipa nacional, e a verdade é que a equipa ‘das quinas’ entrou bem no encontro, mas a experiência de Bondarenko e Savchuk viria a falar mais alto rapidamente para se adiantarem no marcador depois de cinco jogos inaugurais muito equilibrados.
Com a derrota por 0-3 para o conjunto ucraniano, Portugal chega ao final do primeiro dia em Eilat no último lugar da Pool A, tendo encontro marcado com a seleção sueca (que fará a sua estreia na prova) já esta quinta-feira (às 13h30 de Portugal Continental). Uma vitória dará à equipa comandada pela ex-número um nacional Neuza Silva a possibilidade de terminar a Pool em segundo lugar, fugindo a uma última posição que será definitiva caso não seja obtido o referido resultado positivo.