Entidades máximas do ténis mundial unem-se contra a combinação de resultados

Depois de muitas reações por parte dos jogadores à investigação em volta da corrupção e viciação de resultados no ténis, feita pela BuzzFeed News em conjunto com a BBC, eis que surge a primeira ação por parte das entidades competentes na tentativa de resolver todo este caso que tem abalado o mundo do ténis.

Todas os organismos diretivos do ténis mundial (ATP, WTA, ITF e presidentes dos quatro Grand Slams) juntaram-se na manhã desta quarta-feira na sala de conferencias de imprensa de Melbourne Park para anunciar a criação de um organismo independente, que terá como objetivo rever, informar e supervisionar qualquer caso relacionado com apostas e corrupção, que dará pelo nome de International Review Panel (IRP).

Para alcançar esse objetivo, o IRP começará por “rever e reportar a apropriação e eficácia do Tennis Anti-Corruption Program (TACP)“. Este painel “vai ter em conta as declarações e opiniões feitas publicamente sobre os casos de corrupção e por fim irá aconselhar algumas mudanças do programa (TACP)”, de forma a torná-lo mais eficaz.

O painel quer que o ténis profissional seja um exemplo para todos, e não vai tolerar qualquer tipo de irregularidade. “O ténis continua como um dos desportos líderes a nível de integridade. Vamos ter tolerância zero em tudo o que tenha a ver com corrupção, e estamos todos comprometidos com o objetivo de bani-la de uma vez por todas, custe o que custar”, e acredita que chegou a altura de se fazer alguma coisa. “O ambiente na maioria dos desportos tem vindo a mudar, incluindo no ténis, devido à combinação de resultados. Todos nós acreditamos que este é o momento certo para rever como combater a corrupção”, como se pode ler no comunicado.

A liderança do IRP vai estar a cargo de Adam Lewis, prestigiado especialista em direito desportivo que será assistido por dois membros ainda por escolher.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share