Lutou afincadamente, suou bastante, e no fim foi recompensado com o passaporte para a terceira ronda de Roland Garros. No encontro desta quarta-feira, Novak Djokovic mostrou a tudo e todos que se encaminha a passos largos ao encontro do seu melhor nível. Na verdade, não lhe restava outra opção, porque do outro lado do court surgiu um prodígio espanhol determinado a tornar-se na grande sensação do Grand Slam francês.
Jaume Munar (155.º) não disse qualquer palavra, mas o ex-número um mundial – munido da sua experiência e perspicácia – percebeu desde o primeiro momento aquilo que o jovem gritava por dentro: “Não tenho nada a perder e vou dar tudo o que tenho”. E de facto, esse seria um mindset que ecoou no pensamento do maiorquino tutelado por Rafael Nadal durante todo o confronto.
Nos dois primeiros sets, o tenista de 21 anos – que se estreia a disputar a segunda ronda de um Major – foi capaz de quebrar o serviço de Djokovic por quatro vezes. E perante tal atrevimento, só restou ao mais cotado dos protagonistas elevar o seu jogo para níveis a roçar os períodos que fizeram dele um dos maiores ícones do ténis mundial. O embate revelou-se pautado por um braço de ferro entre tentativas de ascensão por parte do qualifier, e a pronta reação eficiente do tenista de Belgrado.
Mais tarde, na terceira e decisiva partida, Nole empenhou-se em travar as aspirações do adversário à primeira oportunidade. Um break no sétimo jogo foi suficiente para Djokovic selar um triunfo que ficou definido pelos parciais de 7-6(1), 6-4 e 6-4, ao fim de 2h19m de contenda.
Com presença garantida na terceira ronda da maior prova de ténis em solo gaulês, o campeoníssimo – atualmente na 22.ª posição da hierarquia mundial – terá pela frente outro espanhol, desta feita Roberto Bautista-Agut (13.º). O jogador de 30 anos atravessa um período de luto devido ao recente falecimento da sua mãe, mas ainda assim demonstra-se focado no percurso que tem pela frente em Paris. Também esta quarta-feira, levou de vencida o colombiano Santiago Giraldo (315.º), em parciais diretos (6-4, 7-5 e 6-3).