Emanuel Couto acredita em eliminatória muito disputada entre Portugal e Finlândia

Faltam poucas horas para o início da contenda entre portugueses e finlandeses, a contar para a segunda ronda do Grupo II da zona Euro/África da 104ª edição da Taça Davis, a mais importante competição internacional de ténis por equipas. A expectativa em torno do embate é grande, o público promete aderir em massa ao Clube de Ténis de Viana e os protagonistas estão prontos para defender com unhas e dentes as cores dos respectivos países.

“Será com certeza uma eliminatória muito equilibrada e com argumentos fortes por parte das duas equipas”, defende Emanuel Couto, director do Clube de Campo Quinta da Moura e um dos técnicos da equipa portuguesa, em declarações ao Ténis Portugal.

O ex-top 175 mundial justifica-se: “Do lado da Finlândia, um primeiro singular muito forte e com muita experiência e um par bastante forte, com títulos no ATP Tour. Da nossa parte, temos o jogador com melhor ranking da eliminatória [João Sousa], o Rui [Machado] e o Gastão [Elias] já com muita experiência de Taça Davis e o Frederico [Silva] em forma. Além disto, vamos ter a nosso favor o factor casa”, sublinha.

Emanuel Couto integra a comitiva presente em Viana do Castelo e considera que os trabalhos de preparação correram como planeado. “Treinámos como previsto, houve uma boa adaptação às condições aqui em Viana, onde temos sido muito bem tratados pela Direção do clube”.

O sorteio que ditou o alinhamento dos embates ficou definido na manhã desta quinta-feira, numa cerimónia que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo e em que o Ténis Portugal marcou presença. “Creio que nos favoreceu o facto de começar o João Sousa a jogar o primeiro encontro de singulares contra o número 2 finlandês [Henrik Sillanpaa], porque no caso de vitória de Portugal neste primeiro encontroa pressão sobre o número 1 finlandês [Jarkko Nieminen] aumenta”, afirma o antigo tetracampeão nacional absoluto.

Em jeito de conclusão, Emanuel Couto volta a frisar o equilíbrio que deverá conduzir a jornada deste final de semana. “Vão ser três dias muito intensos, de bom ténis, entre duas Equipas com níveis muito parecidos e tratando-se de Taça Davis, uma competição com características diferentes dos torneios do circuito ATP, tudo pode acontecer, com a certeza de que os nossos atletas vão deixar tudo no campo e que o apoio do público é fundamental para nos ajudar a vencer a eliminatória”, finaliza.

Os dados estão lançados. A bola começa a saltar hoje, sexta-feira, a partir das 12h, no Clube de Ténis de Viana. João Sousa e Henrik Sillanpaa abrem as hostilidades.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share