Preparação de Portugal para a Taça Davis já começou

It’s on! A Taça Davis — a maior competição anual por equipas do mundo do desporto — está de regresso e a seleção nacional portuguesa começou esta segunda-feira a preparar o embate do Grupo II da Zona Euro-Africana da prova, que terá lugar no Centro de Alto Rendimento do Jamor entre 6 e 8 de março frente a Marrocos.

Com João Sousa, Frederico Silva, João Domingues e Rui Machado (os quatro convocados) presentes no complexo, a preparação arrancou com os três primeiros a realizarem sessões de treino com Nuno Marques, o capitão, liderados por Emanuel Couto, sendo que também o preparador físico Carlos Costa esteve presente neste primeiro dia de trabalhos no CAR, que pela primeira vez na sua história acolherá uma eliminatória da Taça Davis, depois de em 2010 se ter disputado nas instalações o Grupo I da Fed Cup.

Vindo de quatro finais consecutivas em torneios Future (três ganhas, no Sri Lanka, e uma perdida, em Vale do Lobo), o algarvio Rui Machado ficou de fora dos primeiros trabalhos no campo para poder recuperar e estar apto a tempo da eliminatória frente a uma seleção marroquina que abriu as hostes nesta segunda-feira, treinando com três dos seus atletas na primeira sessão do dia. Lamine Ouahab, o número um da equipa, viaja para Lisboa esta terça-feira.

De volta à ‘equipa das quinas’, o dia ‘ arrancou’ com um ambiente muito tranquilo e sinais de boa disposição. Para colmatar a ausência de Machado, Nuno Marques equipou-se a rigor e juntou-se aos três atletas na primeira fase do treino para longas e planeadas trocas de bola do fundo do campo à medida que Emanuel Couto, também treinador, orientava os atletas que na sexta-feira, a partir das 14h e com entrada livre a todo o público, começam a defender as cores de Portugal.

Ao tradicional aquecimento quer no fundo do campo quer na rede seguiram-se algumas trocas de bola mais intensivas, já sem Marques em campo, que permitiram a Sousa, Silva e Domingues ganhar algum ritmo e hábito ao ‘novo’ court dos cobertos do Jamor — apesar de já ter sido construída a algum tempo, a ‘nave’ foi alvo de uma pintura no Court 1 nos últimos dias, com o propósito de deixar o court nas melhores condições para receber a eliminatória.

Dos jogadores convocados por Marques, João Domingues é o menos experiente na competição, dado que aguarda ainda pelo seu primeiro encontro oficial na Taça Davis. Já Frederico Silva, estreou-se em 2014 com uma vitória sobre o esloveno Mike Urbanija e perdeu o outro encontro que disputou na temporada (na deslocação de Portugal à Rússia), enquanto João Sousa conta já com 23 partidas disputadas — tem 10 vitórias em singulares e duas em pares — e Rui Machado, o mais experiente da comitiva portuguesa, leva já 31 embates jogados, dos quais venceu 15 em singulares e um em pares.

Durante terça e quarta-feira, Portugal efectuará sessões de treino bi-diárias, sendo que para o dia de quarta-feira está ainda reservado o jantar oficial da competição, no Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos. Já na quinta-feira, às 13h, tem lugar o sorteio da eliminatória, que será realizado no Palácio Marquês de Pombal – Câmara Municipal Oeiras.

Galeria de fotografias (utilize a seta da esquerda para navegar):

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share