França na final; italianos adiam festa suíça

Mais um dia, mais uma vitória para a equipa francesa em Roland Garros, que fora de época pode celebrar efusivamente o apuramento para a grande final do Grupo Mundial da Taça Davis 2014. Gasquet e Tsonga foram, uma vez mais, os mosqueteiros responsáveis por deixar sem ferramentas de resposta os checos; no Palexpo, em Genebra, a história foi outra: Roger Federer ficou de fora do par e será ‘forçado’ a regressar ao court amanhã para tentar selar a vitória e seguir para a tão desejada final.

França 3 vs 0 República Checa

Sem hipóteses. Foi assim que a armada francesa se apresentou na terra batida do court Philippe Chatrier no dia de ontem, foi assim que hoje regressou para fazer a festa diante dos seus adeptos e assegurar um dia de descanso.

Se os embates de sexta-feira haviam sido tranquilos para Richard Gasquet e Jo-Wilfried Tsonga, que não perderam mais do que três jogos em nenhum dos sets disputados, o dia de hoje foi igualmente relaxante mas, sobretudo, de grande festa. 6-7(4) 6-4 7-6(5) 6-1 frente a Radek Stepanek e Tomas Berdych para imporem a primeira derrota aos checos na competição desde 2011 e, mais do que isso, garantirem o regresso à final da competição mãe por equipas — a primeira em quatro épocas.

“É difícil quando se está no banco mas quando vejo os meus jogadores a jogar desta forma sou um capitão confiante”, confessou Arnaud Clement, ex-jogador e atual selecionador da equipa gaulesa na Taça Davis.

Suíça 2 vs 1 Itália

Os franceses festejaram mas do mesmo não se podem orgulhar os suíços. Com Roger Federer de fora do encontro de pares por opção técnica depois da vantagem confortável (2-0) obtida no dia inaugural da eliminatória, a equipa helvética apostou em Marco Chiudinelli para o substituir ao lado de Stanislas Wawrinka (com quem o ex-número um mundial venceu os Jogos Olímpicos em 2008). O encontro prometeu e chegou a sonhar-se com uma vitória na eliminatória, mas Simone Bolelli e Fabio Fognini — os derrotados de ontem — souberam recuperar e triunfaram então por 7-5 3-6 5-7 6-3 6-2.

Com tudo por decidir, a Itália volta a sonhar e deverá apostar na sua grande figura, o irreverente Fabio Fognini, para lutar com Roger Federer no primeiro embate deste domingo. Caso seja o tenista da casa a vencer, a Suíça carimbará então o apuramento para uma final da Taça Davis que, a disputar, será sempre em solo francês. Por outro lado, caso seja a Itália a seguir em frente, os franceses serão ‘visitantes.’

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share