Não foi um primeiro dia memorável aquele vivido pela organização do Next Gen ATP Finals. A cerimónia do sorteio dos grupos da primeira edição do “Masters” sub 21 do circuito ATP contou com uma escolha apelidada de “muito mau gosto” que forçou a Associação dos Tenistas Profissionais a emitir um comunicado.
“A ATP e a Red Bull [patrocinadora do evento] pedem desculpas pela ofensa causada pela cerimónia de sorteio do NextGen ATP Finals. A intenção era integrar a herança de Milão como uma das capitais mundiais da moda. No entanto, a nossa execução dos procedimentos foi de mau gosto e inaceitável. Lamentamos muito o sucedido e vamos certificar-nos de que não se repete no futuro”, lê-se no comunicado enviado à imprensa esta segunda-feira.
O motivo que levou a ATP a ter de emitir um comunicado como este? A forma como a cerimónia de sorteio dos grupos decorreu: como foi publicado por vários jornalistas no Twitter, os oito jogadores qualificados para o torneio tiveram de selecionar modelos para ficarem a conhecer os respetivos grupos.
O gesto foi visto e apelidado como “uma escolha de muito mau gosto” e gerou muita contestação nas redes sociais.
The ATP NextGen Milan draw ceremony made players select models to determine their groups. Stunningly uncomfortable, cringeworthy and trashy. pic.twitter.com/g63OfK5IOK
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) November 5, 2017