Alexander Zverev regressou ao México enquanto destacado principal favorito ao título do ATP 500 de Acapulco, mas ficou muito aquém de repetir o brilharete de 2021. O número dois mundial exibiu-se de forma apática diante do qualifier Learner Tien (83.º) e despediu-se com 6-3 e 6-4 ao fim de ainda menos de hora e meia.
O natural de Hamburgo até bem tentou escalar para a frente com duas chances de break à disposição, mas Tien impediu-o de fazer a diferença e foi ele quem momentos mais tarde não desperdiçou uma oportunidade de ouro para conquistar o primeiro parcial.
Também na entrada para o segundo capítulo Zverev esteve em apuros, mas dessa feita defendeu-se dos perigos e momentos volvidos até reagiu da melhor maneira com uma quebra de serviço consolidada. Só que o jovem californiano guardou fôlego necessário para inverter o rumo e celebrar a maior vitória da carreira frente ao número dois do mundo.
Aos 19 anos, Learner Tien vive a semana mais brilhante da carreira depois de ter iniciado o percurso na fase de qualificação e reduz a presença dos cabeças de série. Para além de Alexander Zverev, a prova mexicana ficou também órfã do segundo pré-designado Casper Ruud, assim como os dois cabeças de série seguintes: Tommy Paul e Holger Rune — todos eles afastados na madrugada desta quinta-feira.