Jaime Faria brilha rumo à segunda ronda do ATP 250 de Santiago

Fotojump

Apenas cinco dias depois de ter assinado a maior vitória da carreira na caminhada triunfal no Rio de Janeiro, Jaime Faria (87.º) voltou a deslumbrar e carimbou esta terça-feira o apuramento para a segunda eliminatória do ATP 250 de Santiago. O português, mais recente estreante do top 100, dominou todos os capítulos da partida para derrotar um top 60 pela segunda vez no espaço de uma semana.

Com fome de fazer muito mais na América do Sul depois da campanha até aos quartos de final que o catapultou para o estrelato no Brasil, o lisboeta manteve os pés na terra e cumpriu em pleno a missão para a estreia em solo chileno. Só precisou de 81 minutos para surpreender o mais bem cotado Luciano Darderi (59.º), por 6-3 e 6-4, num encontro onde a pancada de serviço voltou a ser o seu maior talismã.

Era o italiano quem partia com maior pressão do seu lado — não fosse ele um dos cabeças de série da prova —, e imprimiu desde logo os primeiros esforços para desfazer o nulo. Mas a barreira portuguesa não ruiu e Faria segurou com unhas e dentes as três primeiras chances de break para o lado contrário. Mais à frente, o jogo abriu-se para o seu lado e embalou com uma quebra que lhe assegurou metade da tarefa.

A energia de Jaime Faria estava ainda mais revigorada depois de um primeiro capítulo muito positivo (onde disparou cinco ases sem resposta), e a incursão na segunda metade aproximou-o por duas vezes do break. Desta feita, foi Darderi a bloquear a estratégia, e até pouco depois tentou reagir para tentar renascer nas aspirações. À semelhança do que se passara, Faria voltou a fechar a porta uma vez mais e, com quatro breaks defendidos noutras tantas ocasiões enfrentadas, cerrou o punho momentos depois numa noite em que assinalou um total de 12 ases.

Jaime Faria completa um dia perfeito para o ténis nacional depois de nesta manhã também ter Nuno Borges protagonizado uma exibição muito sólida na abertura do ATP 500 do Dubai. O jovem lisboeta de 21 anos, que celebra pela primeira vez enquanto integrante do lote dos 100 melhores do mundo, já tem adversário definido num próximo degrau que o pode elevar ainda mais no Chile.

Para o número dois luso, a missão que se segue na terra batida de Santiago vai ser falada em português, e coloca-lhe do outro lado da rede o brasileiro Gustavo Heide (160.º), oriundo da fase de qualificação e que nesta tarde efetivou a terceira vitória da carreira em quadros principais de torneios do ATP Tour.

Ainda que se defrontem esta quarta-feira pela primeira vez em grandes palcos do circuito mundial, Jaime Faria e Gustavo Heide já escreveram um passado conjunto no patamar inferior. É o português quem parte na frente do historial, depois de ter vencido os dois duelos na temporada passada: primeiro no Oeiras Open, e depois em Curitiba — ambos sem perder sets.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share