Sebastian Baez (31.º) defendeu da melhor forma possível os pontos amealhados há um ano na Cidade Maravilhosa e fechou na noite deste domingo com chave de ouro a semana que marcou o regresso. O argentino viveu uma exibição iluminada na final para se tornar o primeiro deste século a revalidar com êxito o estatuto de campeão do ATP 500 do Rio de Janeiro.
O natural de Buenos Aires teve a lição bem estudada para extinguir o sonho ao francês Alexandre Muller (60.º) e resolveu a questão no primeiro parcial graças a dois breaks conquistados. No segundo, ainda se deixou apanhar após uma nova quebra para o seu lado, mas redimiu-se para em menos de hora e meia festejar por 6-2 e 6-3.
Aos 24 anos, Sebastian Baez dilata um registo de títulos com peso cada vez mais considerável: trata-se do sétimo título de uma história que começou em 2022 na terra batida do Millennium Estoril Open, e o argentino estende uma série de seis conquistas nas últimas seis finais que disputou desde 2023.
Ainda que cumprida a tarefa de voltar a dar que falar no Rio de Janeiro, Sebastian Baez não vai reconquistar posições na tabela hierárquica na atualização desta segunda-feira, e tem muitos mais pontos em jogo no horizonte: segue para Santiago, no Chile, onde enfrenta igual missão de tentar defender o outro título conquistado há um ano.