Gastão Elias levou a melhor no duelo a dois tempos com Frederico Silva e apurou-se para a final do 6.º Open Internacional de Vila Real de Santo António, onde discutirá o primeiro título desde janeiro de 2024.
Interrompido na véspera primeiro devido à chuva, depois pela falta de iluminação natural, o encontro foi retomado na manhã deste domingo já na reta final do segundo set e terminou com os parciais de 6-7(2), 7-5 e 6-1 favoráveis ao mais velho, que assim colocou um ponto final na série de oito vitórias do compatriota.
Elias chegou a servir para a conquista da segunda partida no sábado, mas foi quebrado no jogo que ditou a derradeira interrupção. Com margem mínima no recomeço deste domingo, o lourinhanense de 34 anos regressou renovado e aproveitou a maior apatia do caldense, de 29 anos, para vencer oito dos nove jogos disputados e celebrar a passagem à final — a primeira desde que foi finalista do Indoor Oeiras Open 1 em janeiro do último ano.
Ainda este domingo, a partir das 12h30, Gastão Elias vai procurar a conquista do 17.º título da carreira, sétimo no circuito ITF e primeiro desde que, em abril de 2022, conseguiu a histórica “dobradinha” de torneios Challenger na terra batida do Jamor.
O derradeiro adversário do jogador luso será o britânico Ryan Peniston (440.º), que também avançou com uma recuperação ao dar a volta ao colombiano Adria Soriano Barrera (346.º) para vencer por 3-6, 6-1 e 6-3.