Jaime Faria (107.º) tinha esta sexta-feira a oportunidade de se tornar o primeiro português a atuar em meias-finais a nível ATP 500, mas desta feita a vitória não caiu para o seu lado e chegou ao fim uma semana com muito bons motivos para ser recordada no Rio de Janeiro.
O número dois português, que já tem estreia confirmada no top 100, ficou aquém do necessário para contrariar o bom momento de Camilo Ugo Carabelli (91.º). Num duelo entre lucky losers, Faria ainda chegou a estar por cima dos acontecimentos, mas não conseguiu chegar a bom porto e perdeu por 7-6(5) e 6-4, ao cabo de cerca de duas horas.
Nenhum dos dois conseguiu ameaçar o equilíbrio que pautou os momentos embrionários, e só numa fase mais adiantada Faria aproveitou uma oportunidade de ouro para subir para o comando do primeiro set. Ainda assim, Carabelli reagiu ao susto num ápice e, após até ter tido uma chance para fechar, foi no tie-break que levou a melhor, depois de outras duas janelas de oportunidade fechadas.
O argentino controlou daí em diante os seus jogos de serviço e até esteve à espreita de conquistar o terceiro pertencente ao português, que manteve a parede erguida graças a cinco break points extintos. Sem conseguir encontrar soluções para forçar a ida à terceira partida, Faria já não teve fôlego para prolongar a disputa e encerrou a campanha ao sofrer uma quebra de serviço crucial nos momentos finais.
Adiada a ocasião de se tornar protagonista das meias-finais mais importantes do ténis português — nunca nenhum dos compatriotas atingiu finais que não fossem de categoria ATP 250 —, Jaime Faria sai do Rio de Janeiro com a certeza de que se vai tornar no oitavo português a deixar a marca no top 100 mundial, já na próxima segunda-feira. E essa esperada atualização do ranking será ainda mais sorridente, uma vez que tem garantido o 87.º posto da hierarquia.
De malas feitas da Cidade Maravilhosa depois de uma montanha-russa de emoções que até teve pelo meio uma derrota na fase de qualificação, Jaime Faria tem viagem marcada para o Chile, onde já assegurou presença direta no quadro principal do ATP 250 de Santiago, na próxima semana.