Se há dois dias Francisca Jorge não tremeu para carimbar o apuramento para a segunda eliminatória do W50 de Birmingham, desta feita foi a vez de Matilde Jorge (292.ª) provar as suas credenciais. Ao contrário da irmã, a mais jovem das vimaranenses foi levada a trabalhos mais exigentes e só ao fim de duas horas e meia completou a reviravolta.
Num novo frente a frente com Ella McDonald (395.ª), depois de uma primeira experiência em setembro passado diante da britânica, em Leiria, Jorge não aproveitou as duas subidas à liderança do primeiro capítulo. Mas a resiliência esteve do seu lado numa segunda partida em que a margem de erro era menor e, no derradeiro set, fez o que lhe competia para celebrar a remontada por 4-6, 7-5 e 6-4.
O caminho de acesso aos oitavos de final na prova britânica concede a Matilde Jorge a possibilidade de marcar na agenda duelo com a sueca Kajsa Rinaldo Persson (317.ª), responsável por afastar a oitava cabeça de série.
Matilde Jorge partilha em Birmingham as aspirações também pelo quadro de pares, onde é a teórica principal favorita a chegar ao título. Lado a lado com a irmã Francisca Jorge, vai fazer a estreia esta quinta-feira frente ao par nipónico composto por Hiromi Abe e Mana Ayukawa.