A série de seis torneios internacionais consecutivos na região algarvia começou este domingo com o primeiro de dois ITF M25 em Vila Real de Santo António, onde Guilherme Valdoleiros, Hugo Maia, Miguel Semedo, José Rodrigues e José Freitas inauguraram com triunfos a terceira edição e ficaram mais próximos dos nove compatriotas que já estão garantidos no quadro principal.
A competir pela primeira vez este ano no circuito internacional, Guilherme Valdoleiros (2065.º ATP) entrou com o pé direito na prova ao vencer o wild card Ivar Vinke, dos Países Baixos e ainda sem ranking profissional, pelos parciais de 6-0 e 6-3.
Sétimo cabeça de série da fase de qualificação, o jogador da Escola de Ténis da Maia — que há uma semana conquistou o Masters Absoluto da Federação Portuguesa de Ténis — vai discutir o apuramento com o venezuelano Angel Hernandez, outro jogador sem classificação ATP.
Hugo Maia (1496.º ATP em dezembro de 2023, atualmente sem ranking) teve ainda mais trabalho para entrar a ganhar em Vila Real de Santo António, dado que liderava por 6-0 e 3-0 quando o compatriota Gonçalo Barradas desistiu. O chinês Charles Chen (1113.º ATP aos 17 anos), que venceu Gonçalo Castro por 6-1 e 6-3, separa o bracarense do quadro principal.
Miguel Semedo, que chegou a ser 917.º do ranking profissional há oito anos, não perdeu tempo e passou pelo mexicano Guillermo Tunas com os parciais de 6-3 e 6-0 para marcar encontro com Mikel Martínez, espanhol que também já teve classificação profissional (1575.º há dois anos).
O lote de tenistas portugueses apurados para a última ronda do qualifying ficou completo com os nomes de José Rodrigues e José Freitas, sendo que um deles seguirá para o quadro principal, pois têm encontro marcado para esta segunda-feira. Rodrigues superou Vítor Grebentsov por 6-3 e 6-4, enquanto Freitas liderava por 5-4 quando o britânico Russell Henderson desistiu.
Gastão Elias, Frederico Silva, Pedro Araújo, Tiago Pereira, Francisco Rocha e Diogo Marques entraram diretamente no quadro principal do 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António e a eles juntaram-se, entretanto, os wild cards Tomás Luís, João Graça e Daniel Batista, o que significa que haverá pelo menos uma dezena de tenistas nacionais a lutar pelo título.