Sem experiência de disputar finais em piso rápido indoor, Carlos Alcaraz (3.º) fez o necessário para que a sua estreia fosse memorável e sagrou-se este domingo campeão do conceituado ATP 500 de Roterdão. O espanhol de 21 anos precisou de encontrar novas soluções depois de um set perdido, mas soube levar o rumo a seu favor para depositar na bagagem o primeiro troféu da nova temporada.
Num frente a frente entre dois dos principais favoritos da semana no torneio neerlandês, Alcaraz esteve um passo mais à frente para arrecadar o primeiro set diante de Alex de Minaur (8.º), mas o australiano ripostou a tempo de transportar a decisão a terceiro capítulo. Aí, o poderio do natural de Múrcia foi mais evidente e ainda em menos de duas horas anotou a vitória por 6-4, 3-6 e 6-2.
Carlos Alcaraz, que se torna o primeiro espanhol a juntar-se à grelha de campeões em Roterdão, adiciona ao curriculum o 17.º título no circuito principal (e já sabe o que é vencer em todas as superfícies). O percurso invicto nos Países Baixos permite-lhe defender o terceiro posto da hierarquia, ao afastar-se de Taylor Fritz, mas ainda a 625 pontos de distância de Alexander Zverev.