OEIRAS – Uma semana depois, Pedro Araújo voltou a vencer no Jamor e carimbou acesso à segunda eliminatória do Indoor Oeiras Open III após bater o britânico Jan Choinski para somar o maior triunfo da carreira em encontros completos.
O êxito do número seis nacional deu-se com os parciais de 7-6(7) e 6-4 em 1h49. Em termos absolutos, Choinski (180.º) trata-se do segundo maior sucesso no que ao ranking diz respeito, mas a melhor, frente a Gianluca Mager (115.º) no Millennium Estoril Open de 2022, deu-se com o italiano a desistir no início do segundo parcial.
Contra o gigante de 1,96 metros, ex-126.º, Pedro Araújo necessitou de salvar três set points no tie-break do parcial inaugural (6-4 e outro a 7-6, dois na resposta) e ainda viu o opositor que nasceu e vive na Alemanha, também com ascendência polaca, recuperar na segunda metade do compromisso. No entanto, foi o lisboeta de 22 anos quem esteve sempre na frente do embate (liderou por 5-2 do primeiro set) e justificou plenamente o sexto triunfo num quadro principal Challenger muito devido à elevada agressividade do seu jogo, em especial do lado direito melhorado.
Pela primeira vez na carreira, Araújo venceu duelos em semanas consecutivas na categoria e garantiu que será o 20.º tenista nacional a integrar o top 400 ATP quando a cotação atualizar na próxima segunda-feira.
Para atingir novo marco inédito na carreira, os quartos de final no ATP Challenger Tour, Pedro Araújo terá de superar ou o neerlandês Jesper De Jong (terceiro cabeça de série e 111.º) ou o canadiano Liam Draxl (208.º), finalista do primeiro Indoor Oeiras Open.