Francisca Jorge (247.ª classificada no ranking WTA) inaugurou a temporada de 2025 com uma vitória sobre a quarta cabeça de série para inscrever o nome na segunda ronda do ITF W75 do Porto, no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
A melhor tenista portuguesa da atualidade não olhou a meios nem a favoritismos e superou de forma categórica a suíça Rebeka Masarova (142.ª), que até ao ano passado representou a Espanha, por 6-2 e 6-3 para assinar a primeira vitória portuguesa do quadro principal.
Pelo ranking, o triunfo desta terça-feira tornou-se no sétimo melhor da carreira para Francisca Jorge.
Ao contrário do que aconteceu em 2024, em 2025 a tenista vimaranense de 24 anos não conseguiu começar a temporada no qualifying do Australian Open, pelo que adiou até este torneio — o primeiro de três agendados para a nave de campos cobertos da cidade invicta — o arranque de época.
Superada a primeira ronda, Francisca Jorge vai discutir o acesso aos quartos de final com Oleksandra Oliynykova (285.ª). A ucraniana entrou na competição com uma vitória por 6-1 e 6-0 sobre a campeã nacional de sub 18, Francisca Laúndes.