Lena Couto e Amália Suciu entraram com o pé direito no primeiro de três torneios ITF agendados para o Complexo Desportivo do Monte Aventino nas próximas semanas e juntaram-se a Angelina Voloshchuk na ronda de acesso ao quadro principal na cidade invicta.
Num duelo nacional, Couto (1402.ª classificada no ranking WTA) tirou proveito da experiência para vencer a compatriota Beatriz Assunção, estreante em provas desta dimensão, por autoritários 6-0 e 6-1 para marcar encontro com a sérvia Mia Ristic (427.ª).
Pouco depois, Suciu (1355.ª) também celebrou o primeiro triunfo da nova época e de forma ainda mais célere, pois beneficiou da desistência da ucraniana Maryna Kolb (1581.ª) quando liderava ao cabo de dois jogos (2-0). Segue-se o embate com a espanhola Celia Ruiz (714.ª).
Em sentido inverso, Inês Murta não conseguiu ser feliz no regresso à competição após longa ausência por lesão no ombro e cedeu por 6-2 e 6-2 para a ucraniana Nadiya Kolb no primeiro embate desde dezembro de 2023.
Diana Fernandes (6-2 e 6-0 para a chinesa Tianmi Mi), Madalena Santos (6-2 e 6-0 favoráveis a Min Liu, também da China) e Matilde Novais (6-1 e 6-1 a favor da norte-americana Solymar Colling) foram igualmente afastadas na ronda inaugural do qualifying.