Jaime Faria regressa a Portugal depois da fama; Fucsovics e Eubanks lideram Indoor Oeiras Open 3

OEIRAS – O Indoor Oeiras Open 3 é o primeiro dos três torneios de início do ano na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor a contar com cinco portugueses no quadro principal, excluíndo eventuais qualifiers como na semana passada. Isto devido ao regresso de Jaime Faria a Portugal depois do brilharete no Australian Open, onde passou a fase de qualificação e só cedeu na segunda ronda, na estreia em quadros principais de provas do Grand Slam, para Novak Djokovic após arrecadar um parcial.

Ao número dois nacional juntam-se os compatriotas Henrique Rocha, Frederico Silva, Gastão Elias e Pedro Araújo, os três últimos convidados pela organização do torneio.

Dos cinco, Faria é o único com estatuto de cabeça de série e aparece como o sétimo favorito ao título. Na ronda inaugural, o obstáculo será o suíço Marc-Andrea Huesler, 163.º da tabela ATP, mas antio 47.º em 2023 muito devido ao título conquistado em Sofia no final do ano anterior ao bater Holger Rune no encontro decisivo.

Quem vencer esse duelo terá pela frente um ex-elemento da elite: ou Nikoloz Basilashvili (206.º, antigo 16.º e vencedor de cinco títulos no circuito principal, dois a nível 500, em nove finais) ou Radu Albot (157.º, ex-39.º e campeão de uma prova ATP).

Henrique Rocha abre face a um tenista emergente da fase prévia (na qual estão três portugueses e os ex-top 40 Bernabe Zapata Miralles e Jiri Vesely) e tem no caminho umas das maiores vedetas a atuar no Jamor: o norte-americano Christopher Eubanks – 102.º na atualidade, mas ex-29.º e vencedor de um troféu ATP, bem como quartofinalista de Wimbledon em 2023.

Eubanks é o segundo mais cotado da prova. Na outra metade do quadro está o húngaro Marton Fucsovics, o único top 100 do torneio (99.º), mesmo assim longe do 31.º posto ocupado em 2019. Fucsovics vem de perder com Rocha no qualifying do Australian Open, mas apresenta dois títulos no circuito maior em quatro finais disputadas e já atingiu os quartos de final de Wimbledon (2021) e outras três vezes a segunda semana nas quatro competições maiores da modalidade. Só no Us Open nunca passou da terceira ronda, mas o que mostra bem o poderio do jogador magiar de 32 anos.

Fucsovics está em rota de colisão na segunda eliminatória com Frederico Silva, caso o número quatro nacional repita os sucessos nas primeiras rondas dos dois últimos torneios, no caso frente ao canadiano Alexis Galarneau, semifinalista no passado sábado no Indoor Oeiras Open II.

Gastão Elias vai abrir contra um qualifier, como Henrique Rocha, ao passo que Pedro Araújo vai encarar o britânico Jan Choinski.

Destaque, ainda, para as presenças de Dominik Koepfer (124.º, ex-49.º), Jurij Rodionov (87.º há cerca de um ano), de Alexander Blockx, antigo líder da hierarquia de sub 18, ou de tenistas com sucesso outrora em torneios portugueses como Adrian Andreev, Alexander Ritschard, Raphael Collignon ou Dmitry Popko.

O quadro principal do Indoor Oeiras Open III tem início somente esta terça-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share