Final triste para um duelo que tinha muito para dar. Naomi Osaka, número 51 mundial, e Belinda Bencic (294.ª WTA) protagonizaram um set de alta intensidade na terceira ronda do Australian Open e o encontro ainda tinha muito mais para contar, mas a japonesa ressentiu-se de um problema físico e acabou por ter que se retirar no final da primeira partida.
Numa altura em que começava a encontrar o seu melhor ténis novamente e a tornar-se perigosa na luta pelo troféu, Osaka viu a região abdominal voltar a traí-la, depois de já a ter forçado a abandonar a final de Auckland numa altura em que até a liderava.
A lesão ficou visível durante o primeiro set, que Naomi Osaka liderava de forma confortável. A jogar um ótimo ténis, a antiga número um mundial vencia por 5-2 quando Bencic começou a operar a reviravolta, ajudada também por uma adversária com claras debilidades. A helvética acabou por vencer o parcial no tiebreak – 6-7(3) – e Osaka retirou-se logo a seguir.
Esta é a primeira vez que Naomi Osaka se retira de um encontro em torneios do Grand Slam. A tenista japonesa foi forçada a retirar-se com problemas físicos nos últimos três torneios que disputou – Pequim, Auckland e Australian Open – e em todos eles estava a vencer quando a lesão apareceu.
Para Belinda Bencic, que regressou ao circuito depois de ter sido mãe, segue-se novo duelo escaldante na quarta ronda. A tenista de 27 anos está pela terceira vez na segunda semana do Happy Slam e já igualou os resultados de 2016 e 2023. De forma a melhorar o melhor registo na prova, Bencic vai ter de levar a melhor sobre Coco Gauff (3.ª WTA).