OEIRAS – Hamad Medjedovic e Aleksandar Kovacevic são os dois maiores favoritos ao título do Indoor Oeiras Open 2 e garantiram esta terça-feira presença na segunda eliminatória.
Medjedovic, segundo pré-designado no Jamor e agora jogador do top 100 (98.º), não teve problemas de maior para despachar Abdullah Shelbayh (250.º) com os parciais de 6-2 e 6-3 para somar o sexto triunfo consecutivo na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor e em 2025.
Na segunda ronda, o sérvio, campeão da primeira prova, no passado sábado (o quinto título Challenger), vai medir forças com o carrasco de Tiago Pereira, o qualifier turco Ergi Kirkin.
Quanto a Kovacevic, só passou mais sete minutos em court (70 contra 63) para superar o canadiano Liam Draxl (208.º), finalista do primeiro torneio precisamente contra Mejdenovic, por 6-1 e 6-3 sem sequer perder o serviço em todo o duelo. O tenista dos Estados Unidos da América, primeiro cabeça de série, disparou 11 áses e mostrou toda a qualidade do seu repertório, em concreto a esquerda a uma mão.
O antigo 72 da tabela masculina, atual 109, tem agora pela frente o jovem talento Mark Lajal (235.º), num embate que promete. O tenista da Estónia, que no qualifying do Australian Open cedeu na ronda de acesso ao quadro principal contra Jaime Faria, na passada quinta-feira, beneficiou da desistência do qualifier ucraniano Oleksandr Ovcharenko (314.º) quando já vencia por 4-0.
Nos restantes compromissos da jornada (a ronda inaugural só encerra esta quarta-feira, com quatro encontros), destaque para a queda de dois pré-designados, o francês Clement Chidekh e o alemão Maximilian Marterer, respetivamente oitavo e sétimo na ordem de favoritos.
Chidekh (192.º) não teve armas para o húngaro Zsombor Piros (238.º) e perdeu para o campeão do Oeiras Open 125 de 2023 por 6-2 e 6-3; Marterer (185.º) não resistiu ao lituano Edas Butvilas (253.º), proveniente da fase de qualifcação, e saiu pela porta pequena com os parciais de 6-4, 5-7 e 6-1.
Pol Martin Tiffon (252.º) também celebrou ao bater o compatriota espanhol Javier Barranco Cosano (229.º) por 7-6(6) e 6-2.