Nuno Borges assina mais uma recuperação e volta a ser feliz no regresso ao Australian Open

Tim Marshall/ASB Classic

Nuno Borges deu a volta a Alexandre Muller e voltou a apurar-se para a segunda ronda do Australian Open, o torneio onde há um ano fez história ao tornar-se no primeiro português a atingir os oitavos de final do principal de singulares.

O melhor tenista português da atualidade (33.º classificado no ranking mundial) superou o número cinco francês (56.º) com os parciais de 6-7(2), 6-3, 6-2 e 7-5.

Este foi o sétimo encontro de 2025 para Nuno Borges e em todos eles o maiato perdeu a primeira partida, acabando a festejar pela quinta ocasião — apenas três dias depois de ter falhado por muito pouco o apuramento para a final do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia.

Muller inaugurou a temporada com a conquista do primeiro título ATP da carreira em Hong Kong e fazia antever uma primeira ronda complicada. As dificuldades confirmaram-se, mas Borges foi o melhor jogador nos quatro sets disputados (teve mais iniciativa e criou os únicos pontos de break do primeiro, mas no tie-break o francês esteve irrepreensível) e nunca entrou em pânico.

A mentalidade tem sido um dos aspetos em destaque neste arranque de época do pupilo de Rui Machado e o parcial inaugural ficou rapidamente para trás. No segundo, uma esquerda cruzada deu-lhe a primeira quebra de serviço do embate e ditou o mote do que se seguiria, com os erros não forçados a caírem em catadupa de 19 no primeiro set baixou para 6 no segundo) e abrirem caminho à recuperação.

O serviço foi a arma principal de Borges neste regresso a Melbourne: colocou 69% das primeiras bolas, venceu 78% desses pontos e destacou-se pelos 20 ases apontados, tão importantes para sair dos (raros) momentos de aperto — salvou quatro dos cinco pontos de break que enfrentou.

A nona vitória em quadros principais de torneios do Grand Slam fez de Nuno Borges o primeiro português a vencer na 113.ª edição do Australian Open, onde tem a companhia de Jaime Faria. O jovem português, estreante a este nível, disputa ainda esta segunda-feira a eliminatória inaugural frente ao russo Pavel Kotov.

Quanto ao número um nacional, jogará a segunda ronda ou com o australiano Jordan Thompson (27.º em singulares e número três em pares) ou com o qualifier alemão Dominik Koepfer (124.º e ex-49.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share