Stefanos Tsitsipas caiu com estrondo na primeira ronda do Australian Open e sofreu a segunda derrota consecutiva em torneios do Grand Slam, um resultado que adensa a crise de confiança e de resultados do tenista grego, outrora um dos mais perigosos neste palco.
Finalista em 2023, o ex-número três mundial (atualmente está no 11.º lugar do ranking) ficou muito aquém do nível a que habituou a muito significativa comunidade grega de Melbourne e cedeu por 7-5, 6-3, 2-6 e 6-4 para o norte-americano Alex Michelsen (41.º).
O ponto alto do encontro deu-se no quarto set, quando os dois jogadores elevaram o nível em simultâneo e proporcionaram uma boa discussão na fase decisiva. Ainda assim, foram erros diretos — e duplas faltas em particular — a ditar o rumo dos acontecimentos, com Michelsen a deixar escapar break de vantagem em duas ocasiões consecutivas e Tsitsipas a “imitá-lo” quando podia passar para a frente do marcador.
Depois de vencer Tsitsipas em Tóquio no final do último ano, Michelsen aumentou para 2-0 o confronto com o grego e celebrou a primeira vitória da carreira sobre adversários do top 20 em torneios do Grand Slam. Segue-se o vencedor do embate entre o qualifier espanhol Martin Landaluce e o wild card James McCabe.
Quanto a Tsitsipas, que para além de ter sido finalista do Australian Open em 2023 foi semifinalista em 2019, 2021 e 2022, caiu na primeira ronda pela primeira vez desde 2018. O tenista de Atenas não passou da segunda eliminatória nos últimos três torneios do Grand Slam e vai continuar a descer no ranking.