O japonês Kei Nishikori e o norueguês Casper Ruud assinaram as primeiras vitórias em cinco sets do Australian Open num primeiro dia marcado pelo mau tempo que obrigou ao cancelamento de grande parte dos encontros, entre os quais o de Jaime Faria.
De volta ao Australian Open pela primeira vez desde 2021 e a competir no torneio apenas pela terceira vez desde 2017, Nishikori dificilmente podia ter pedido um regresso mais dramático.
O recém-finalista do ATP 250 de Hong Kong precisou de inverter uma desvantagem de dois sets a zero e de anular dois match points na terceira partida para superar o brasileiro Thiago Monteiro (106.º) com os parciais de 4-6, 6-7(4), 7-5, 6-2 e 6-3 num braço de ferro de 4h02.
Ex-top cinco mundial e de regresso ao top 80 depois do início de temporada positivo, Nishikori celebrou a primeira vitória no Australian Open desde 2019 para chegar à segunda ronda, na qual terá pela frente o vencedor do encontro entre o norte-americano Tommy Paul e o australiano Chris O’Connell.
Pouco depois, Ruud resistiu a uma exibição de altos e baixos para passar pelo espanhol Jaume Munar (61.º) com os parciais de 6-3, 1-6, 7-5, 2-6 e 6-1 ao cabo de 3h24 e celebrar a terceira vitória da nova temporada.
Número seis mundial depois de já ter ocupado a segunda posição, o norueguês, por três vezes finalista de torneios do Grand Slam, aguarda pelo vencedor do embate entre o checo Jakub Mensik e o qualifier georgiano Nikoloz Basilashvili.